sábado - 10/06/2023

Projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares” encanta pais e alunos da Rede Municipal de Mossoró

Por: Maricelio Almeida

O projeto “Brinquedos e Brincadeiras Populares”, que integra a programação do “Mossoró Cidade Junina” 2023, tem encantado pais e alunos da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, cujas atividades foram iniciadas na quinta-feira (8), teve sequência neste sábado (10), atraindo um bom público ao Teatro Dix-huit Rosado, de quatro diferentes escolas, sendo uma da zona rural e três da zona urbana.

Missilene Nascimento, mãe de João Alexandre e Pedro Henrique, alunos da Escola Municipal Alexandre Linhares, fez questão de prestigiar o projeto neste sábado (10). “É prioridade participar de eventos com os meus filhos. Hoje, inclusive, deixei de ir trabalhar para vir prestigiar. É a primeira vez que eles vêm ao teatro, e eu não poderia deixar de trazer eles aqui, já que a escola e a Prefeitura oferecerem essa oportunidade. Estou bem feliz”, comentou.

Francisca Edna, mãe de Wesley Gustavo, estudante da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, também acompanhou, ao lado do filho, a programação no Teatro Dix-huit Rosado. “É algo bem produtivo, porque hoje a tecnologia é muito usada e as crianças não sabem mais o que é brincar na rua, não conhecem mais as brincadeiras tradicionais. A iniciativa é bem bacana mesmo”, disse.

Os pequenos Luiz Davi, Lara Lauara e Ana Cecília, da Escola Municipal André Luiz, aproveitaram a tarde no Teatro Dix-huit Rosado e elogiaram o projeto executado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.  “Achei muito bom, porque foi muito divertido”, comentou Luiz. “Eu achei muito legal. Não tinha vindo ao teatro ainda, essa foi a primeira vez”, relatou Lara. “O que eu mais gostei foram as brincadeiras, que eu não conhecia”, complementou Ana.

Ana Cecília, Lara Lauara e Luiz Davi

Os brinquedos expostos neste segundo dia de projeto foram confeccionados pelos alunos do Núcleo Municipal de Educação Rural (NMER) Francisco de Assis Nogueira, localizado na comunidade de Sussuarana, zona rural. A unidade de ensino ainda conduziu as brincadeiras. “É um momento importante, em que podemos trazer as crianças para conhecerem esse ambiente, e apreciarem uma belíssima apresentação”, pontuou a professora Vera Lúcia, do NMER Francisco de Assis Nogueira.

Foto: Divulgação (PMM)

Além da exposição de brinquedos confeccionados nas escolas e do resgate de brincadeiras tradicionais, no hall do teatro, as crianças também acompanham, a cada dia do projeto, uma apresentação cultural no palco do Dix-huit Rosado. Neste sábado, os alunos puderam prestigiar o espetáculo “Riso pro meu peito”, encenado pela Cia. Natália Negreiros.

“Tem sido um sucesso. Estreamos na quinta-feira, com casa cheia, e hoje tivemos novamente um bom público aqui presente. O projeto nasceu com essa perspectiva de fazer o resgate de brinquedos e brincadeiras populares, para que as crianças de hoje, tão absorvidas pelas telas, pela interação e conexão com a internet, vivenciem também as interações presenciais, e conheçam os brinquedos e brincadeiras que tradicionalmente fazem parte da nossa cultura”, afirmou a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Educacional, Gilneide Lobo.

A secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, reforça a importância do projeto, destacando ainda que a Prefeitura de Mossoró garante toda a logística para a ida das crianças e suas famílias ao teatro, oferecendo do transporte ao lanche. “Nessa era em que nós somos muito conduzidos pela tecnologia, estamos com esse projeto, que primeiro promove essa integração desde a confecção do brinquedo à concretização das brincadeiras aqui no teatro, com os pais acompanhando seus filhos, resgatando as memórias de infância. Estamos proporcionando para essas crianças um espetáculo, apresentado por uma companhia profissional”, concluiu.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO PROJETO:

DIA

HORA