segunda-feira - 09/03/2020

Programação especial marca Dia Internacional da Mulher no Viva Rio Branco

No domingo, 8 de março, o Projeto Viva Rio Branco, realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, foi marcado por diversas ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.

O Secretário de Esporte, Aldo Gondim, explica que além das atividades realizadas pela Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, parceira do município responsável pelo Projeto Viva Rio Branco no segundo domingo de cada mês, equipes da Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizaram ações voltadas para a Saúde da Mulher na Avenida Rio Branco.

Além do Aulão de Fit Dance, que está sendo realizado temporariamente na Praça dos Patins, a professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Católica afirma que a instituição levou para a Avenida Rio Branco uma avaliação específica para fatores de risco para disfunções no assoalho pélvico, que é a musculatura que fica embaixo da bacia e na mulher, é uma musculatura que sofre com a ação da idade, do peso, das gestações, do tipo de parto, entre outras causas.

“Além dessa entrevista, estamos utilizando a bioimpedância para poder aferir a porcentagem de gordura corporal, visceral, idade metabólica, e a avaliação da estática pélvica. Nós também estamos presenteando essas mulheres que estão participando desse momento com a gente com uma massagem, um momento de relaxamento, principalmente nessa região pélvica e da coluna lombar”, destaca.

Dentro das ações voltadas ao público feminino realizadas pela Faculdade Católica também houve um espaço coordenado pelo Curso de Psicologia. A estudante, Sara Xavier, explicou que o Centro Acadêmico do Curso de Psicologia realizou neste domingo para o público feminino presente na avenida. “A gente veio com a proposta de estimular a produção de cartazes com a temática do que é ser mulher, e posteriormente fazer uma exposição desses trabalhos”.

Para Mariana Ribeiro, que participou da ação, o trabalho é importante como forma de conscientização. “O Dia da mulher não é uma data comemorativa, mas um dia de luta, no qual a luta pelos nossos direitos se fortalece, mas que deve ser igual em todos os outros dias, e não somente hoje”, reforçou.

A presidente da Liga de Ginecologia, Obstetrícia e Saúde da Mulher da Faculdade de Medicina da UERN em Mossoró, Giulia Mendonça, explica que o objetivo da presença na Rio Branco é mostrar os atendimentos de Ginecologia e Obstetrícia realizados no ambulatório da Faculdade de Medicina. A equipe da Liga de Diabetes e Hipertensão da Faculdade de Medicina da UERN também ofertou serviços para o público feminino presente na avenida.

“Nós vamos conversar aqui hoje sobre o pré-natal de risco habitual e pré-natal de alto risco; climatério, sobre as mulheres que estão entrando na menopausa; atendimentos sobre o mãe primavera, que são as mães adolescentes; diabetes gestacional; patologias do trato genital inferior, como HPV e outras doenças sexualmente transmissíveis; o ambulatório de mastologia; sobre violência contra a mulher, o flor de lótus; planejamento familiar, com inserção de DIU; tentando abranger esse público de forma gratuita. Nossa intenção é fazer com que a população mossoroense conheça todo o atendimento que os estudantes e a Faculdade fazem”, frisa Giulia Mendonça.