segunda-feira - 09/03/2020

GCM realiza ação para divulgação da Patrulha Maria da Penha no Viva Rio Branco

Marcando as comemorações em torno no Dia Internacional da Mulher - 8 de Março, a Guarda Civil Municipal em parceria com uma equipe do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres, realizaram uma panfletagem divulgando o lançamento do projeto Patrulha Maria da Penha, durante o domingo no Viva Rio Branco.

O Comandante da GCM, Rudrigo Carvalho, explicou que a ação do domingo faz parte da programação alusiva ao dia 8 de março. “A Guarda Civil Municipal vai iniciar uma série de atividades entre elas a panfletagem que iniciamos hoje para mostrar a sociedade mossoroense o que é o Projeto Patrulha Maria da Penha, estamos abordando os cidadãos entregando panfletos orientando sobre o serviço, informando sobre o que é, como será realizado”, afirma.

Rudrigo Carvalho disse ainda que a programação teve início no domingo, mas que se entenderá por toda a semana, com o lançamento do projeto Patrulha Maria da Penha e a formação dos Guardas Civis Municipais através da parceria com o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres.

A Assistente Social, Helena Leite, que é coordenadora da equipe multidisciplinar do Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra as Mulheres, falou da parceria com a GCM e da importância do projeto.

“Estamos realizando a Semana da Justiça pela Paz em Casa, com o lançamento da Patrulha Maria da Penha, uma programação do CNJ, que acelera os processos de violência contra as mulheres, e por outro lado a parte educativa, informativa da sociedade".

A coordenadora ressalta que as ações tem o objetivo de combater a violência contra as mulheres. "Buscamos a efetivação da lei Maria da penha, e, principalmente, a efetivação das medidas protetivas, para que as mulheres que já tem a medida, tenham esse respaldo, essa segurança, essa proteção, de que realmente as medidas funcionam, e que as que estão sofrendo violência vão poder ligar para o 153, que a Guarda Civil Municipal vai estar capacitada para atender essas mulheres”, concluiu.