terça-feira - 14/05/2024

“Programa Venda Mais”: comerciantes que irão trabalhar no MCJ passam por capacitação

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedint), está capacitando os comerciantes que irão trabalhar na edição 2024 do “Mossoró Cidade Junina (MCJ)”, por meio do “Programa Venda Mais”, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN) e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O objetivo é reunir todos os comerciantes que estarão no evento junino oferecendo seus serviços e capacitá-los em qualidade no atendimento ao turista, em segurança alimentar, em formação de preços e demais pontos diretamente ligados a um dos principais são joões do país.

“Estamos contribuindo para o comerciante agregar conhecimento ao se capacitar e com isso evolua seu negócio. A ideia do programa é levar qualificação para todos os ambientes em que esses comerciantes possam estar desenvolvendo suas atividades. Geramos um ciclo de conhecimento, de fortalecimento e de capacitação nessa parceria da Prefeitura de Mossoró com a Fecomercio e o Senac”, explicou Frank Felizardo, titular da Sedint.

Os workshops ocorrerão até o próximo dia 20 de maio, no período da tarde, com duração de 4 horas, com os seguintes temas: segurança alimentar; organização de cardápio; gestão de vendas; qualidade no atendimento aos clientes; apresentação de produtos e serviços; comunicação assertiva (pastoradores de veículos); qualidade de atendimento para garçom; e qualidade no atendimento ao turista (meios de hospedagem, carros de aplicativos, taxistas, artesãos...). O treinamento iniciou na última segunda-feira (13).

Gerente regional do Senac, Benjamin Garcia destacou a importância do “Programa Venda Mais” para a capacitação destes trabalhadores que estarão oferecendo seus serviços durante o “Mossoró Cidade Junina”.

“É um projeto fantástico que tem tudo a ver como o 'Mossoró Cidade Junina'. O ‘Venda Mais’ é um ciclo de workshops que trazem qualificação profissional, o despertar para o atender melhor, para cuidar das finanças, apresentação de produtos, segurança alimentar. Pensamos no 'Mossoró Cidade Junina' como um todo”, frisou.

O senhor Francisco dos Santos, que comercializa seus produtos durante o MCJ na Estação das Artes Elizeu Ventania, comemorou estar participando da capacitação. “Acho ótimo. Essa capacitação é bem-vinda para todos nós para a gente conseguir vender muito mais”, disse.

Altamir Sales também participa do workshop e destaca a iniciativa da Prefeitura de Mossoró em oferecer capacitação para quem for trabalhar no evento. “É importantíssimo pelo fato do conhecimento e com isso conseguimos notar a evolução. A gente se capacita para atender melhor as pessoas. É sempre muito importante participar de capacitação”, comemorou o comerciante que atua no MCJ desde 2018.

O público-alvo dos workshops é para comerciantes da Praça da Convivência, artesãos, manipuladores de alimentos, garçons, motoristas de aplicativo, meios de hospedagem, pastoradores de veículos, entre outros grupos. As capacitações dos dias 13, 14 e 15 de maio serão no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. Já nos dias 16, 17 e 20 do mesmo mês os workshops ocorrerão no Senac.