quarta-feira - 30/07/2025

Programa Saúde na Escola promoverá capacitação sobre acuidade visual

Por: Thiago Braga

Foto: Arquivo Secom/PMM Foto: Arquivo Secom/PMM

Na próxima segunda-feira (4), às 8h, a Prefeitura de Mossoró promoverá capacitação com enfermeiros e articuladores do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento abordará os cuidados com a saúde oftalmológica das crianças e adolescentes, no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Pref. Alcides Belo.

O encontro ministrado pela Dra. Camila Amorim Cabral, oftalmologista, vai tratar sobre o teste de acuidade visual. A médica especialista irá repassar importantes informações e conhecimentos acerca da temática para os profissionais que lidam no dia a dia com alunos nas escolas, visando identificar situações que necessitem de uma atenção maior na saúde.

O teste de acuidade visual verifica a habilidade de uma pessoa em distinguir formas, cores e tamanhos, ou seja, a nitidez da visão. É importante para detectar problemas de visão em pessoas de todas as idades.

O PSE visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

PSE – Instituido pelo Decreto n° 6.286/2007, o Programa Saúde na Escola visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas da Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação. Segundo dados preliminares de adesão ao Ciclo 2025/2026 do PSE, o programa conta com a participação de 5.544 municípios brasileiros, 109,8 mil escolas e 27,8 milhões de estudantes, com a maior adesão da história do programa.

Anterior Próximo