quarta-feira - 19/01/2022

Programa “Mossoró Verde” chega à comunidade Recanto da Esperança

Por: Thiago Braga

Na manhã desta terça-feira (18), os moradores da comunidade Recanto da Esperança, zona rural, foram beneficiados com ações do programa “Mossoró Verde”. Na oportunidade, as equipes do município forneceram informações acerca da importância da arborização, bem como distribuição de mudas à população.

Na Escola Municipal Elias Salem aconteceu a apresentação do programa “Mossoró Verde” à comunidade, destacando relevância da arborização para recuperação do ambiente natural e da saúde humana e plantio prioritário de espécies nativas. Além disso, também foi aberto espaço para ouvir as demandas da comunidade no tocante às necessidades de plantio.

“O ‘Mossoró Verde’ chega à comunidade rural Recanto da Esperança cumprindo mais uma ação do programa com a doação de mudas. Trouxemos 200 mudas nativas, medicinais. Conversamos com a população sobre o que é o programa, sua importância, destacando ainda as potencialidades da zona rural”, frisou Zildenice Guedes, gerente de Educação ambiental do município.

Zuzinha, do Recanto da Esperança, participou das ações do "Mossoró Verde" na comunidade. Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Assim como vem acontecendo nos bairros da zona urbana do município, o programa “Mossoró Verde” também cumpre cronograma de atividades em comunidades da zona rural. “A gente tem o conhecimento que é uma ação muito boa que vem trazer algumas mudas de plantas que a gente não possui na nossa comunidade e outras que vêm para ampliar, porque é uma ação que a zona rural necessita também já que existe na cidade. Por conta disso, a gente agradece”, revelou Zuzinha do Recanto da Esperança, morador da comunidade rural beneficiada.

A dona de casa Josielma Nunes aproveitou a oportunidade para garantir mudas e levar para sua casa. “É bom, porque o plantio de mudas nas nossas casas nos favorece em muitos aspectos, como sombra, ventilação, tornando nosso ambiente bem melhor”, disse.

Josielma Nunes e sua filha também receberam mudas para plantar em casa, Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

"Mossoró Verde"

O programa “Mossoró Verde” é uma iniciativa da Prefeitura de Mossoró, desenvolvido através das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB) e da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU). A iniciativa conta com políticas de arborização para o campo e a cidade, com ações de produção, plantio e distribuição de mudas.

Além disso, a proposta ainda contempla oficinas e palestras voltadas aos moradores dos bairros e comunidades contempladas com as ações levando formação e conhecimento sobre a importância do processo de arborização do nosso município.