terça-feira - 04/04/2023
Programa "Mossoró Rural" capacita apicultores para produzirem mel o ano inteiro
Por: Sayonara Amorim
Uma manhã inteira de capacitação para repasse de técnicas avançadas voltadas para a produção de mel em Mossoró. Essa foi a agenda desenvolvida pelo programa "Mossoró Rural" da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), nesta terça-feira (4), no polo Maísa, zona rural. O evento aconteceu na Escola Estadual Gilberto Rola, das 8h às 11h30 e contou com a presença do especialista em técnicas de produção de mel e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE-RN), Robson Raad, do analista de projetos Lecy Gadelha, do secretário de agricultura Faviano Moreira, além da equipe técnica da SEADRU.
De acordo com Robson, o potencial produtivo do mel em Mossoró é considerado muito alto. Ele reforça que o município dispõe das condições necessárias para produzir mel de excelente qualidade. “Com relação ao potencial de Mossoró e de outras cidades do Nordeste para a produção de mel, não tem como mensurar. Enquanto encontramos um solo cáustico que requer investimento alto para a agricultura, este mesmo bioma se mostra muito equilibrado para a apicultura. Porém, é preciso destacar que o setor ainda requer investimentos em tecnologias”, comentou Robson Raad.
Para o analista de projetos do Sebrae, Lecy Gadelha, a capacitação realizada na manhã de hoje, sob a coordenação do Robson Raad, tem como objetivo estimular a produção de mel o ano inteiro e incentivar os produtores a investirem no setor. ”Essa capacitação de hoje tem como objetivo dar um salto em produção e produtividade no setor apícula aqui de Mossoró. Nós trouxemos Robson Raad que é uma autoridade no setor para trazer um pouco de suas experiências para os apicultores e a ideia é promover um estímulo na produção local”, destacou Lecy.
O programa "Mossoró Rural" foi criado pela Prefeitura de Mossoró para levar assistência ao homem do campo. O programa vem conseguindo mudar a realidade de muitas famílias que sobrevivem da produção familiar e impulsionar a produção industrial que se estende também para o setor de exportação. “Os investimentos que o programa "Mossoró Rural" vem fazendo em capacitação tem como finalidade levar informações técnicas aos produtores que eles tenham condições de aumentar a produtividade. No ano passado, por exemplo, o setor de apicultura teve um aumento de mais de 30% na produção de mel aqui no município e esperamos que neste ano a produção se estenda ainda mais”, acrescentou o secretário de Agricultura, Faviano Moreira.
Os investimentos proporcionados pelo programa "Mossoró Rural" são destacados pelos produtores rurais do município como sendo essenciais para o desenvolvimento do setor. “Eu produzo mel há mais de 40 anos aqui na Maísa e somente nesta gestão tivemos acesso à assistência técnica e todo o aparato de auxílio à produção. Com estas capacitações que nós produtores participamos por meio do Sebrae, eu já consegui aumentar muito a minha produção de mel, hoje eu já estou exportando mel e devo isso ao suporte técnico garantido pela Secretaria de Agricultura de Mossoró”. O relato é do produtor de mel Claudionor Lopes dos Santos.