sexta-feira - 05/04/2024

Programa “Mossoró Inclusão” promove ação na Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto

Por: Solange Santos

A Prefeitura de Mossoró realizou na tarde desta quinta-feira (4), na Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, um momento de conscientização à inclusão com os alunos, entregando panfletos e cordões de girassol, que serve para identificar pessoas com alguma deficiência oculta não vista de imediato.

Assessor especial da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), Petras Vinícius ressalta a importância do trabalho de inclusão que a Prefeitura de Mossoró vem desenvolvendo no município.

“Nosso objetivo é aproximar todo mundo, envolver a população, as pessoas que estão trabalhando e os usuários. A Prefeitura de Mossoró está realizando um trabalho de conscientização à inclusão, colocando auxiliares em salas de aula, promovendo capacitação para eles e para outros profissionais, entre outras ações. Essas atividades que estamos realizando nas escolas também buscam conscientizar o respeito entre os colegas, orientando que eles se coloquem no lugar do outro”, declarou.

A escola fica localizada na rua Nicácia Costa de Araújo, no bairro Santo Antônio, e possui mais de 500 alunos. O diretor Haroldo Dantas Monteiro pontuou que as ações de conscientização da inclusão nas escolas serão de grande relevância.

“Estamos vendo que essa campanha se expandiu bastante e é muito importante tê-la nas escolas ensinando nossos alunos a se tratarem com respeito. Nós, que fazemos parte da direção da escola, vemos como proveitosa essas ações”.

A professora Aparecida Dias desenvolve um trabalho com crianças especiais na Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto. Ela enfatiza que as crianças precisam se sentir pertencentes à sociedade e também ao universo escolar.

“Sabemos que a demanda vem crescendo cada vez mais e queremos ter esse olhar para todos de uma forma que, consigamos proporcionar para eles um momento de aprendizagem, de inclusão, que eles tenham prazer em estar na escola, em aprender e também em desenvolver. Que eles possam se sentir pertencentes tanto no contexto social, quanto no âmbito escolar”.

Joabe Lucas Fernandes faz parte do quadro de bolsistas convocados pela Prefeitura de Mossoró para trabalhar como auxiliar de sala. Ele declara que tem sido gratificante contribuir com o aprendizado dos alunos.

“O desafio é gratificante, a aprendizagem é ótima, porque, na verdade, nós aprendemos muito mais com eles do que eles aprendem conosco. Sabemos da importância da inclusão em sala de aula para a educação ocorrer de maneira completa. Todos os alunos têm o mesmo direito à educação, e se eles têm esse direito, então é dever da escola ofertar essa educação. E eles fazem isso através dos professores e dos auxiliares”.