quarta-feira - 23/06/2021

Programa Mossoró Forragem já produziu mais de 650 toneladas de silagem

Por: Edinaldo Moreno

Levantamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) mostra que o Programa Mossoró Forragem já produziu 658,5 toneladas de silagem. Os dados se referem até o dia 20 deste mês. A iniciativa pioneira é realizada pela Prefeitura de Mossoró em parceria com o Instituto de Assistência Técnicas e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) e é voltado para agricultores cadastrados no Programa Semear e programas executados pela Emater potiguar.

“O programa Mossoró é pioneiro aqui na nossa Secretaria de Agricultura e ele tem como objetivo atender o agricultor familiar em que ele possa armazenar o alimento na forma de silagem ou de feno. Nós já conseguimos até o dia 20 de junho mais de 650 toneladas de ração”, celebrou o titular da pasta Faviano Moreira que explica a importância do Mossoró Forragem para o pequeno agricultor mossoroense.

“Se não fosse esse programa o produtor teria um custo a mais no período seco, pois ele teria como arcar ou adquirir ração ao preço de comércio e fazendo seu próprio alimento, fazendo sua própria silagem esse custo é bem menor. O programa tem como objetivo dar suporte, ajudar e apoiar o pequeno pecuarista mossoroense”.

Ao todo, 22 agricultores de 15 comunidades rurais de Mossoró já foram contemplados pelo projeto. As localidades já atendidas pelo Mossoró Forragem foram P.A. Independência, P.A. Novo Espinheirinho, P.A. Santa Rita de Cássia, P.A. São Romão, P.A. Vingt Rosado, Sítio Coqueiro, Sítio Carmo, Sítio Chafariz, Sítio Melancias, Sítio Oiticica, Sítio Panela do Amaro, Sítio Pau Branco, Sítio Serra Mossoró, Sítio Sombras Grandes/Colós.

O coordenador do programa Cleiton Dantas destaca que o processo de ensilagem é de suma importância para os pequenos agricultores, principalmente na época de estiagem por conta da ausência de chuvas na região.

“O processo de ensilagem é uma das formas de convivência com o Semiárido e é importante para aproveitar o excesso de forragem produzido na estação chuvosa para uso no período seco. Ele garante um alimento suculento e mantém a maior parte de sua umidade e de alto valor nutritivo. Não podemos esquecer que é uma fonte de alimentação volumosa e nutritiva de baixo custo permitindo reduzir os custos com o usa de concentrados”, destacou o diretor de unidade da SEADRU. O programa também é coordenador por Sara Raquel.

Podem participar do programa agricultores que tenham interesse em conservar a forragem e manter a qualidade nutritiva para ser ofertado aos animais durante a estiagem. O agricultor que quiser fazer parte do programa deve entrar em contato pelo número de telefone 3315-5189, que também funciona como whatsapp. A equipe trabalha por agendamento. Os documentos necessários são o CPF, RG e comprovante de residência.

O Mossoró Forragem disponibiliza o maquinário para que o agricultor realize a forragem e a silagem para a alimentação dos animais, principalmente no período sem chuvas. O programa disponibiliza para os beneficiados 05 ensiladeiras, 01 ensiladeira de saco, 02 enfardadeiras e 02 carroções.