quarta-feira - 23/06/2021

Febre aftosa: Secretaria de Agricultura divulga calendário de retorno para vacinação

Por: Edinaldo Moreno

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) divulgou calendário para o prosseguimento da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Este novo calendário contemplará comunidades rurais já visitadas para alguns pequenos agricultores que não conseguiram vacinar seus animais.

“É importante que os criadores fiquem atentos ao calendário que divulgamos onde estaremos retornando para aquelas comunidades que nós tivemos um índice de vacinação baixo. As comunidades que nós estamos retornando a partir desta quinta-feira devem estar atentas mais uma vez para deixarem os animais presos, darem apoio na logística na contenção dos animais e o produtor se certificar que eles estarão com seu gado legalizado”, disse o secretário de Agricultura, Faviano Moreira.

Nesta quinta-feira, 24, as equipes de vacinadores da SEADRU estarão nas comunidades de P.A Cheiro da Terra, P.A São José I, São Cristóvão, Barreira Vermelha, P.A Vingt Rosado, P.A Independência, Pedra Branca, Pajeú, P.A Santa Rita de Cássia e P.A Cabelo de Negro. O novo cronograma de visitas se estende até a próxima semana.

“Lembrando que a vacinação é obrigatória e o prazo final de vacinação é somente o dia 30 de junho e nós da Secretaria Municipal de Agricultura estamos fazendo essa segunda passada nas comunidades para dar a oportunidade ao produtor para que ele possa ter a chance de vacinar seu gado pelo programa de apoio da Prefeitura. A Prefeitura fornece a vacina e equipe de vacinação, desde que o produtor tenha até 25 cabeças, que seja considerado pequeno agricultor, esteja com sua situação regularizada junto ao Idiarn”, explicou o titular da SEADRU.

ANIMAIS VACINADOS

O levantamento mais recente da Secretaria de Agricultura mostras que o número de animais vacinados contra a doença passou de 3 mil. De acordo com o veterinário Ruan Paulino, até esta terça-feira, 22, haviam sido imunizados 3.053 animais.

“Devido a demanda de comunidades em que muitos agricultores não prenderam os animais, vamos passar refazendo algumas rotas. As recomendações continuam sendo as mesmas, deixar os animais presos e estar com o número do CPF em mãos. Pedimos a colaboração dos agricultores”, salientou Ruan.

1ª SEMANA

terça-feira (01) – 300 animais vacinados