sexta-feira - 30/01/2026
Programa Incluir entrega mais 400 certificados a auxiliares que iniciam atuação a partir do próximo dia 5
O objetivo do curso é repassar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuação em sala de aula junto aos alunos com Deficiências e Transtorno do Espectro Autista.
Por: Sayonara Amorim
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa "Mossoró Cidade Educação", concluiu nesta sexta-feira (30) o curso de formação para a segunda turma de auxiliares do Programa Incluir. A cerimônia para entrega de mais 400 certificados aconteceu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
Os auxiliares voluntários passaram por formação de 40 horas promovida pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Segepe). O objetivo do curso é repassar os conhecimentos teóricos e práticos necessários para atuação em sala de aula junto aos alunos com Deficiências e Transtorno do Espectro Autista.
Os auxiliares voluntários convocados para o curso de formação nessa segunda etapa irão se unir aos veteranos e já começam a atuar a partir deste ano letivo 2026. Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, o Programa Incluir reúne ensino e sentimento e ao final do curso ele reforça que a formação consegue mostrar aos profissionais de apoio a importância deles na rede municipal como agentes de inclusão. “A formação do Programa Incluir é muito completa, nós estamos entregando hoje mais 400 novos auxiliares de sala de aula para continuar dando a tranquilidade em sala de aula que já conseguimos em 2025”, destacou Leonardo.

O Programa Incluir foi criado no ano passado e conseguiu levar transformação para as salas de aula, além de tranquilidade e confiança para mães e pais atípicos. “O Incluir tem uma importância grande no processo de inclusão dos alunos com deficiência, porque a cada dia mais a rede recebe mais crianças e jovens com deficiência nas escolas e eles têm o direito de serem recebidos e terem acessibilidade. O Programa Incluir veio para facilitar o processo de inclusão nas escolas da rede municipal”, ressaltou a supervisora técnica da coordenadoria de Educação Especial da SME, Selma Bedaque.

Os novos auxiliares iniciarão as atividades em sala de aula a partir do dia 5 de fevereiro e levam na bagagem todo o aprendizado adquirido em uma semana de curso. “Foi uma semana muito enriquecedora, onde a gente contou com a participação de muitos professores e muitas temáticas diferentes e conseguimos entender a importância do auxiliar em sala de aula. A nossa formação nos direcionou para cuidar e participar de todo o processo de aprendizado do aluno na sala de aula”, comentou Cícero Marciano Gadelha, pedagogo e integrante da nova turma de auxiliares do Programa Incluir.
