quarta-feira - 09/04/2025
Programa Incluir é reconhecido como avanço em audiência pública
A Prefeitura Municipal de Mossoró esteve representada nesta quarta-feira (9) pelo secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, em audiência pública sobre inclusão, em alusão ao mês de conscientização do autismo. Na oportunidade, foi enfatizado o benefício da contratação de profissionais como auxiliares de sala para crianças com deficiência.
Por: Larissa Maciel

A Prefeitura Municipal de Mossoró esteve representada nesta quarta-feira (9) pelo secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, em audiência pública sobre inclusão com o tema: "educação especial na perspectiva da educação inclusiva". Na oportunidade, foi enfatizado o benefício da contratação de profissionais como auxiliares de sala para crianças com deficiência.
“O Programa Incluir é um marco histórico de pioneirismo e de inclusão para o município. Agora em lei, é a garantia que poderemos atender toda e qualquer criança que precise de um auxiliar em sala. Conversamos com mães e pais sobre esse importante momento, tiramos dúvidas, dialogamos e esperamos ainda neste mês publicar o edital para a contratação desses profissionais”, explicou o secretário Leonardo.
Na audiência, o Ministério Público reconheceu o novo programa como um avanço para a Rede Municipal de Ensino e para a inclusão em Mossoró.
“A gente primeiro tem que reconhecer que Mossoró deu um passo importante. Nós discutimos lá atrás, aquilo que nós vemos, temos um avanço. Mossoró, antes de qualquer coisa, deve se orgulhar do trabalho em educação e eu sou testemunha dessa observação”, declarou o promotor Olegário Gurgel.
O Programa Incluir permitirá a abertura de 800 vagas para auxiliares de sala com prioridade para profissionais formados em pedagogia com especialização em educação especial inclusiva. O município ainda realizará capacitação continuada com todos os pedrofissionais que serão selecionados.