terça-feira - 28/07/2020

Programa Compra Direta recebe dez toneladas de alimentos de produtores rurais

25 produtores rurais de diversas comunidades e assentamentos de Mossoró entregaram nesta quarta-feira, 28, os itens equivalentes ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Compra Direta 2020. Ao todo foram entregues 10 toneladas de alimentos, que vão beneficiar a 1.581 alunos das Unidades de Educação Infantil (UEIs).

Os produtos são uma variedade de 20 alimentos, entre eles: feijão verde, mel de abelha, polpas de fruta, coco verde, batata doce, banana, mamão, melão, melancia, acerola, entre outros. “Este ano tivemos uma produção melhor, devido ao período chuvoso que foi mais favorável”, destacou o secretário de Agricultura, Jean Carlos Vieira.

Os alimentos são advindos de comunidades e assentamentos como: Favela, Mulungunzinho, Apama, Oiticica, Arisco, Santa Rita de Cássia, Vingt Rosado, Agrovila Pomar, Sítio Lajedo.

Leila Paiva, da equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, do setor de divisão de alimentação escolar lembrou que o programa é uma parceria do Ministério da Cidadania, com a Emater e a Prefeitura de Mossoró, através das Secretarias de Educação e Agricultura. “O valor do montante e de R$ 60 mil, para ser executado no município” explicou.

Através do programa, os órgãos compram os alimentos da agricultura familiar, sem necessidade de licitação, e os destinam às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, à rede sócio assistencial, aos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.