sexta-feira - 20/08/2021

Profissionais discutem importância do acolhimento das emoções na primeira infância

Por: Valéria Persali

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira (20) palestra com o tema "Acolhendo as emoções: olhar que aproxima, escuta que transforma". A discussão aconteceu de forma virtual no canal do Youtube da Prefeitura Municipal.

Na abertura da palestra, a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, destacou "a necessidade de discutirmos essa temática. Essa palestra é uma das tantas atividades do Mês da Primeira Infância, onde toda a atenção está canalizada para a Primeira Infância, pela importância que o tema tem, a ideia de que é preciso cuidar das nossas crianças para que os reflexos lá na vida adulta tornem a sociedade melhor, mais humanizada, uma sociedade melhor para as gerações futuras".

A palestrante e psicóloga Eurandízia Maia da Silva afirmou que a educação é uma das áreas que mais trabalham de forma intersetorial, especialmente com a saúde. "A criança é programada naturalmente para perceber se nós realmente estamos ali autenticamente com ela, a criança da contemporaneidade percebe isso muito fácil, se falou verdadeiramente, se você está envolvido com ela.

"Muitas vezes os serviços essenciais básicos são os denunciadores da necessidade dessa escuta, muitas vezes é lá dentro da escola que se percebe a anulação da voz dessa criança, que se percebe a não visualização de toda a vivência que essa criança vem passando, e por isso acontecem os crimes, as violações de direitos, e tantos bloqueios e traumas no desenvolvimento, tantos afetamentos ao desenvolvimento que ficarão ali marcados e carimbados por toda a vida daquele sujeito", destacou Eurandízia.

Participaram de forma virtual da palestra, profissionais de escolas municipais, unidades de educação infantil, centros de referência de assistências social e unidades básicas de saúde do município - público-alvo da discussão.

Ao longo deste mês de agosto, a Prefeitura de Mossoró, através das Secretarias Municipais de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social e Juventude, está realizando a campanha "Mês da Primeira Infância". O objetivo da ação é ampliar e melhorar o atendimento a crianças da primeira infância atendidas em equipamentos de saúde, educação e assistência social do município.

Mossoró foi o primeiro município do Brasil a aderir ao programa Mês da Primeira Infância, no dia 24 de junho deste ano, com a assinatura do Termo de Compromisso para Adesão junto à Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania.

Desde o início deste mês de agosto, os equipamentos ligados às três pastas realizam atividades voltadas à primeira infância.