terça-feira - 04/09/2018

Profissionais da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Esporte tratam de depressão e bullying no Setembro Amarelo

Nesta terça-feira, 04, supervisores e gestores de unidades de ensino Rede Municipal, Rede Estadual e Rede Privada, foram incluídos na programação do Setembro Amarelo que realiza ações de alerta e prevenção ao suicídio. Foi através do projeto “Um olhar e uma escuta a você, educador” realizado no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, que os trabalhadores da Educação, além da Saúde, do Desenvolvimento Social e Esporte, participaram da palestra que chamou atenção para os sinais que podem indicar a possibilidade de uma criança ou adolescente estar passando por problemas de depressão. A iniciativa aconteceu através da união de esforços das Secretarias Municipais de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Esportes. Os participantes ocuparam todos os espaços do teatro para acompanhar a palestra que teve como tema “Cultive vida em você: diálogos sobre suicídio, bullying e automutilação – da prevenção ao cuidado”. O conteúdo foi apresentado pela psicóloga Bruna Carlos Gonzaga e pelo professor Wanderley Silva, enfermeiro e doutor em Saúde Pública. A secretária Municipal de Educação, Magali Delfino, acredita na necessidade da discussão do tema nos espaços escolares. “Precisamos sim colocar esse tema em debate e preparar o professor para que ele possa ter condições de perceber quando algo está errado no cotidiano dos seus alunos. Precisamos encontrar instrumentos que previnam os atos de violência e agressão na sala de aula para que isso não se transforme em um transtorno na vida da criança ou do adolescente e assim evitar uma possível depressão que pode levar a atos extremos como o suicídio. Esse projeto é uma ferramenta de prevenção a saúde no ambiente escolar”, destacou a secretária de Educação. Fátima Alves é diretora da Unidade de Educação Infantil Parque das Rosas, localizada na comunidade de mesmo nome, na área do Santa Delmira. A unidade fica na periferia e os alunos e pais vivem em situação de vulnerabilidade social que podem acarretar problemas psicológicos nas crianças, bem como em toda a família. Para ela a palestra é um suporte a mais no trabalho que a UEI promove para levar cidadania a toda a comunidade. “Todos esses temas que foram abordados na manhã de hoje nos ajudam muito a trabalhar as questões de violência dentro e fora da escola. É necessário sim tocar no assunto e mostrar que tudo isso pode levar a depressão ou situações bem piores. Precisamos agir com prevenção”, disse a diretora.