sábado - 15/07/2023

Profissionais da Educação participam de curso de Primeiros Socorros promovido pelo Município

Por: Fábio Oliveira

A manhã deste sábado (15) foi de treinamento para os servidores públicos que atuam nas Unidades de Educação Infantil (UEIs) e Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) de Mossoró. Em encontro realizado no auditório do Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo, cerca de 50 profissionais, como professores, diretores, supervisores e merendeiras dessas unidades no município, participaram do Curso Básico de Primeiros Socorros.

O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), teve como instrutor o Bombeiro Civil Líder, técnico em Segurança no Trabalho e resgatista Leonardo Martins.

O curso, composto por aulas teóricas e práticas, contou também com a participação de técnicos de enfermagem, socorristas e voluntários no apoio prático.

“Um treinamento desse para essas pessoas que estão diariamente com crianças, que muitas vezes não sabem interpretar e falar o que estão sentindo, tem a importância pelo fato de poder salvar vidas. Garantir que, quando as crianças estejam dentro das unidades educacionais, os pais estejam despreocupados, porque tem pessoas que vão saber agir em qualquer tipo de situação”, pontuou Leonardo Martins.

Leonardo Martins, instrutor do Curso Básico de Primeiros Socorros

Acompanhando o encontro deste sábado, a secretária de Educação, Hubeônia Alencar, fez a apresentação do curso aos professores e diretores presentes e reafirmou o compromisso do Município com a educação, em todas as suas fases.

“É um gesto de muita confiança os pais entregarem ao Município a educação de seus filhos, no que compete à educação formativa, à educação escolar. Nós temos nos preocupado muito com isso, desde a garantia de maior conforto na sala de aula, como foi o processo de aquisição de equipamentos para todas as unidades de ensino, passando também pelo cuidado dos profissionais com essas crianças. E ao final desse curso de primeiros socorros, que faz parte desses cuidados do Município, teremos contemplado todas as unidades de ensino e esses profissionais serão certificados por essa participação”, ressaltou a gestora educacional.

Hubeônia Alencar, secretária de Educação

O curso ministrado neste sábado é o primeiro de uma sequência de três encontros a serem promovidos pela Secretaria de Educação com profissionais de educação que atuam nas UEIs do município. Nos próximos dois sábados (22 e 29), outros profissionais estarão participando do curso de primeiros socorros, totalizando, ao final, 150 membros.

Trabalhando com crianças da faixa dos três anos, que compõem a fase do maternal, a professora Valéria Andrade, que atua na UEI Santa Terezinha, localizada no bairro Belo Horizonte, foi uma das participantes do curso.

“Acredito que todo mundo deveria fazer o curso de primeiros socorros, porque é de suma importância a gente ter essas pequenas noções e poder ajudar no atendimento inicial às crianças, principalmente eu, que trabalho no maternal, com criancinhas de três anos. Também é uma experiência que vamos levar para o resto da vida, porque a gente pode salvar pessoas fora da UEI”, declarou Valéria.

Professora Valéria Andrade, da UEI Santa Terezinha

Ozenildo Morais da Silva, diretor da UEI Professora Terezinha Fernandes, do bairro Dom Jaime Câmara, corrobora com a ideia de que os trabalhadores da educação ampliem seus conhecimentos também para o atendimento emergencial.

“É fundamental para nossa UEI e todos os gestores em si, por lidar com crianças, ter o conhecimento de como fazer esse atendimento inicial, enquanto o socorro de equipes especializadas chega. Isso nos dá tranquilidade até para lhe dar em situações com outras pessoas ao nosso redor”, pontuou.

Ozenildo Morais, diretor da UEI Professora Terezinha Fernandes

LEI LUCAS

O Curso Básico de Primeiros Socorros, ofertado neste momento pela Prefeitura, compõe um conjunto de esforços do Município em dotar o sistema educacional local eficaz e satisfatório para a sociedade. Sua instalação também atende a Lei Lucas (Lei nº 13.722), que estabelece a obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”.

“Nós estávamos já há algum tempo preparando essa formação, para atender as especificidades da Lei Lucas. Os profissionais que estão aqui, além de serem bem trabalhados nos temas discutidos, receberão um certificado que vai proporcionar essa segurança aos pais em colocar suas crianças nas unidades e ter a certeza de que elas vão ser atendidas em algum momento de necessidade e de um atendimento mais rápido”, revelou Rosiley Vieira, coordenadora de Projetos, Inovação e Tecnologia, da SME.

Rosiley Vieira, coordenadora de Projetos, Inovação e Tecnologia, da SME.

O treinamento e preparação constante dos profissionais da educação no município de Mossoró tem seguido um planejamento de qualificação que torna o serviço ofertado à população cada dia melhor.

“O plano de Formação Continuada da SME tem visado contemplar as habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Com isso a gente vai garantindo o cumprimento das demandas do dia a dia, que não são poucas. O professor e todos os profissionais das escolas, eles necessitam de formação e a gente tem visado essa proposta de contemplar as habilidades para ser cumprido esse plano de formação da Secretaria de Educação”, pontua Eliane Araújo, coordenadora de Avaliação e Formação Continuada da SME.

Eliane Araújo, coordenadora de Avaliação e Formação Continuada da SME.