quinta-feira - 19/05/2022

Professores, supervisores e diretores participam do I Seminário do projeto “Laços em Nós”

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Mossoró, por meio da Coordenadoria de Psicopedagogia, promoveu na noite desta quarta-feira (18), o primeiro dia de programação do I Seminário do projeto “Laços em Nós: reconectando vivências e emoções”. O evento reuniu, no Teatro Lauro Monte Filho, professores, supervisores e diretores da Rede Municipal de Ensino, que puderam acompanhar palestras proferidas pela pedagoga Ana Paula, da Universidade Potiguar (UnP), e pela psicóloga Eurandízia Maia, também da UnP.

O primeiro encontro do seminário discutiu a temática: “A organização do trabalho pedagógico e as estratégias de aprendizagem no retorno às aulas presenciais”. “Iniciamos o evento com palestrantes que em suas falas abordaram, de forma prática, como organizar estratégias de ensino que contribuam para o desenvolvimento cognitivo das crianças/alunos(as), pautadas no conhecimento que o(a) professor(a) tem do processo no qual eles/elas se encontram e alinhadas ao que a BNCC propõe”, pontuou a gerente executiva Pedagógica da SME, Gilneide Lobo, acrescentando:

“Destacamos que foi um momento formativo profícuo e que ocorre juntamente com várias outras formações que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Educação reforçando, assim, o nosso compromisso por uma educação cada vez melhor para a Rede Municipal de Ensino de Mossoró”, complementou a gerente Gilneide Lobo.

A coordenadora do projeto “Laço em Nós: reconectando vivências e emoções”, Eliane Araújo, afirma que o encontro desta quinta (18) superou as expectativas. “Tivemos um bom público que interagiu com o tema apresentado e nos deu um feedback positivo, e nos solicitou a promover outros momentos com essa temática, dada a sua relevância. Posso dizer que foi um momento muito rico, pois as palestrantes trouxeram importantes contribuições sobre as relações de sala de aula e o processo de aprendizagem, chamando atenção de como tudo isso se conecta”, disse.

A professora Maria Antônia Medeiros participou do encontro e avaliou a temática abordada como pertinente. “A discussão que as palestrantes trouxeram foi bastante pertinente, porque deu pra gente fazer uma autoavaliação, do tipo: será que a minha prática está sendo motivadora, para que a criança queira continuar naquele espaço? Gostei também da forma como elas otimizaram o tempo, dialogando e interagindo com a plateia”, comentou a docente que atua na Educação Infantil.

O I Seminário do projeto contará ainda com um segundo encontro, na próxima terça-feira (24), às 18h, no Teatro Lauro Monte. As palestras serão ministradas pela neurologista infantil Áurea Cristina e pela psicopedagoga Bernadete Holanda. As profissionais irão debater o tema: “Transtornos do neurodesenvolvimento e aprendizagem: como estão nossas crianças/alunos e o que precisamos saber sobre os transtornos que os afetam?”.

“Para o desenvolvimento do tema, estamos trazendo a dra. Áurea Cristina e a psicopedagoga Bernadete Holanda, ambas possuem trabalho clínico realizado com crianças e adolescentes que apresentam esses transtornos e, por isso, com certeza contribuirão bastante para dialogarmos sobre esse tema tão importante para o momento”, enfatizou Eliane Araújo.

O projeto “Laço em Nós: reconectando vivências e emoções’” tem como objetivo proporcionar, aos professores, supervisores e gestores, estudos e reflexões para realização do acolhimento socioemocional das crianças/alunos(as) no retorno às aulas presenciais, bem como orientações para a realização de diagnósticos, oficinas com alunos e possíveis encaminhamentos seguindo o fluxo de atendimentos.