quinta-feira - 19/05/2022

Alunos da Rede Municipal participam de Recital Didático promovido pela Uern

Por: Maricelio Almeida

Alunos de oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, das zonas urbana e rural, participaram nesta quinta-feira (19) de um Recital Didático promovido pela Escola de Música D'Alva Stella Nogueira Freire, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor como a escola funciona, os cursos oferecidos pela unidade e os instrumentos utilizados pelos professores. O evento ocorreu no Teatro Lauro Monte Filho.

“O Recital Didático é uma atividade do projeto de extensão ‘Sarau na Uern’. A proposta é divulgar as ações, fazer com que os alunos da rede básica de ensino conheçam a estrutura da Escola de Música, os instrumentos, e o formato de Recital Didático possibilita isso, uma interação maior com a construção musical. Não é somente uma apresentação, mas um processo de interação, em que a plateia vem para o palco”, explicou Hallyson Dantas, professor da Escola de Música da Uern.

O estudante Pedro Lucas, da Escola Municipal Senador Duarte Filho, participou da programação realizada pela manhã. “Eu gostei muito, porque chamaram algumas pessoas para o palco e eu fui chamado, pude interagir. Já gostava de música e foi importante esse momento. Quero ingressar em um dos cursos da Escola de Música da Uern”, disse.

“Foi bem interessante. Eu gostei, porque foram várias atividades que conseguiram envolver todos os alunos. Nos divertimos bastante”, pontuou a estudante Yara Vitória, também da Escola Senador Duarte Filho. “Eu achei bem legal participar, subir ao palco. Achei bem divertido. Gostei bastante”, complementou o aluno Max Guilherme.

O professor Sérgio Souza, da Rede Municipal de Ensino, elogiou a iniciativa da Uern. “Essa é uma atividade muito bacana, que desperta nos alunos o interesse pelo instrumento, pela música e, consequentemente, em desenvolver uma profissão nessa área no futuro. Os alunos gostaram bastante”, frisou o docente.

Durante à tarde, a programação teve sequência, contemplando alunos de unidades como a Escola Municipal Manoel Assis e Nono Rosado. “Achei ótimo, uma aula diferente, com novos conhecimentos”, afirmou o estudante Alerrandro Vinícius. “É importante porque as crianças têm a oportunidade de conhecer esses instrumentos, presenciar o canto, a música”, relatou a professora Gilvanir Alice.

“Estamos estimulando e possibilitando, desde cedo, a participação dessas crianças em eventos culturais. Reconhecemos a importância de utilizar a música como uma forma de aprendizagem, podendo contribuir, inclusive, para o desenvolvimento de outras aprendizagens”, reforçou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, acrescentando:

“Além disso, destacamos a importância de se fazer a conexão entre as escolas e a universidade. Como diretora licenciada da Faculdade de Letras, que abriga a Escola de Música e o curso de Música da Uern, estar hoje à frente da SME e poder estimular ações dessa natureza, envolvendo as duas instituições, constitui momento especial e singular ”, concluiu a secretária.