sexta-feira - 28/07/2023

Professores que atuam na Educação Especial participam de formação continuada

Por: Maricelio Almeida

Professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino de Mossoró participaram, nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28), de mais uma etapa do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro foi realizado na Universidade Potiguar (UnP), reunindo cerca de 40 profissionais.

A formação integra o curso “A grandeza da educação inclusiva nas miudezas do AEE”, com quatro encontros já realizados em 2023. Durante esses últimos dois dias, os professores tiveram a oportunidade de compartilhar vivências sobre o trabalho desenvolvimento nas unidades de ensino, tendo acesso também a recursos diversos que podem ser utilizados no cotidiano escolar.

“É um momento para os professores estarem se realimentando de informações, refletindo sobre a prática que eles utilizam nas salas de recursos, para pensar em estratégias que possam melhorar, ampliar a possibilidade de participação dos alunos com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades na sala de aula regular”, destacou Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da SME.

A professora Margreth Freire, que atua na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Niná Rebouças, participou da formação e ressaltou a relevância da iniciativa promovida pela Secretaria de Educação. “A formação continuada possibilita a todos os professores, em especial os da Educação Especial, que reavaliem sua prática, potencializando a vivência com o aluno, as possibilidades de aprendizagem com acessibilidade, com recursos disponíveis no espaço, que não é só o espaço da sala de recursos, mas também o espaço externo, e também provoca o professor a potencializar o saber do aluno, toda a capacidade que a criança tem de aprender, desde que sejam ofertadas possibilidades”, frisou.

Margreth Freire e Leilimar Bezerra

AVANÇOS

A Prefeitura de Mossoró tem efetivado avanços expressivos na Educação Especial ao longo dos últimos dois anos, como, por exemplo, a ampliação do número de salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado. Também já foram realizadas obras de acessibilidade em diversas unidades de ensino, bem como ocorreu, nesta gestão, a maior contratação de auxiliares de sala da história, com aproximadamente 700 em atuação no momento. Uma outra conquista histórica é a regulamentação da Educação Especial, cuja resolução foi publicada na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial de Mossoró (DOM).