sábado - 04/12/2021

Professores do município passam por capacitação com temática do acolhimento socioemocional

Por: Thiago Braga

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá continuidade às atividades do projeto "Um olhar e uma escuta a você, educador". Na manhã deste sábado (4), professores da Unidade de Educação Infantil (UEI) Zezinha Gurgel, localizada na Estrada da Raiz, zona Norte da cidade, participaram da formação.

A Coordenadoria Psicopedagógica da SME realiza encontros bimestrais com o objetivo de contribuir para o bem-estar do educador na perspectiva da promoção do autocuidado e da qualidade de vida docente. "O encontro de hoje faz parte do projeto que tem o objetivo de promover momentos de reflexão e estudo sobre a saúde física e mental do professor. Neste momento, estamos pensando no bem-estar do professor para que ele possa retornar às aulas presenciais de maneira mais tranquila", destacou Eliane Araújo, coordenadora de projetos da Coordenadoria Psicopedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

"Acolhimento socioemocional em contextos de pandemia" foi o tema do encontro realizado na UEI Zezinha Gurgel. "A importância desse encontro é preparar o socioemocional do professor para o acolhimento dos alunos pensando já no ano de 2022", contou Jorhana Luara, coordenadora psicopedagógica da SME.

Neste ano de 2021 em função da pandemia da Covid-19, as ações do projeto assumem um perfil itinerante para atender de forma contextual, as atuais necessidades da comunidade escolar. "Neste ano, o projeto está sendo realizado nas escolas e UEIs disponibilizando um rol de temáticas, onde a escola nos convida e a gente vai trabalhar as sete temáticas. Aqui, hoje, estamos tratando sobre o acolhimento socioemocional. Ao longo do ano a gente aborda todas as temáticas com os professores da rede municipal de ensino", explicou Eliane Araújo.

As ações do projeto contemplam gestores, supervisores, professores e equipe de apoio, compreendendo que o retorno às aulas presenciais demanda o acolhimento socioemocional desses profissionais. "Para nós é um momento de muita alegria receber aqui esse projeto que tem o objetivo de dar suporte às professoras, profissionais da educação. Então, para nossa unidade que já retornou de forma presencial a gente vê a importância dessa iniciativa", disse Irlana Nolasco, diretora da UEI Zezinha Gurgel.

Os professores que participam dos encontros do projeto aprovam e reconhecem o valor da iniciativa. "É muito importante porque a gente fica preparada para atuar nos momentos lúdicos com as crianças, saudável fisicamente e mentalmente, para desenvolver uma boa aula. É muito importante neste momento de volta às aulas presenciais no trabalho conjunto com a Secretaria de Educação para ofertar o melhor para as crianças", evidenciou Kátia Rilene, professora que participou da capacitação na manhã de hoje.