quarta-feira - 10/11/2021

Produtores rurais passam por curso de noções de contabilidade

Por: Edinaldo Moreno

Iniciativa da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o curso Negócio Certo Rural traz noções de contabilidade para o produtor rural do município. O curso está sendo realizado na Escola Municipal Maurício de Oliveira, na Agrovila Paulo Freire, polo Maísa, zona rural de Mossoró.

Zootecnista e técnica de campo do SENAR, Maria Vivianne Freitas destaca que a capacitação tem o intuito de ajudar o produtor gerir seu próprio negócio.

“O curso Negócio Certo Rural traz noções de contabilidade para o produtor rural. Nesse curso o produtor vai aprender a mexer com planilhas de controles financeiros para poder organizar as informações geradas no negócio. O produtor vai aprender a fazer um controle de estoque, de fluxo de caixa anotando entrada e saída. Isso vai ajudar a organizá-lo no dia a dia da propriedade”.

A zootecnista explica que o curso conta com cinco encontros de oito horas e a partir do terceiro o produtor tem um encontro individual dê duas horas para nivelamento das atividades.

“O curso conta cinco encontros. No primeiro encontro o produtor vai fazer o cálculo do seu patrimônio. No segundo encontro nós vamos fazer um apanhando para que ele possa ter acesso a novas ideias de negócios. A partir do terceiro encontro ele vai montar um plano de negócio com a ideia de negócio escolhida por ele”.

Ela ressalta que esse plano de negócio vai depender da ideia de negócio escolhida pelo agricultor que pode variar. O produtor pode fazer um plano de negócio na área de ovinocaprinocultura, na área de avicultura, na área de bovinocultura de leite.

“O produtor monta um plano de negócio em cinco etapas e quando terminar o curso ele vai estar com esse plano de negócio montado e pronto para ser colocado em prática”, disse Maria Vivianne que informou ainda que haverá uma consultoria individual.

“Essa consultoria possui aspectos gerenciais. Então, eu vou tirar dúvidas do plano de negócio e também ajudar ao produtor se ele quiser colocar o plano de negócio em prática”, contou a zootecnista.

Ela ainda detalhou que as principais dúvidas dos produtores rurais são quanto à questão de como colocar valores financeiros no seu patrimônio. “Eles têm muita deficiência nesta questão de precificar o que possuem. Essa questão do levantamento patrimonial vai ajudá-los a ter uma noção de quanto eles possuem em investimento dentro de sua propriedade”, concluiu