sexta-feira - 05/11/2021

Produtores de suínos recebem consultoria técnica via Mossoró Rural

Por: Edinaldo Moreno

Dez produtores de suínos da zona rural de Mossoró estão recebendo consultoria técnica através do Programa Mossoró Rural, idealizado pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte (FUNCERN).

De acordo com a zootecnista e consultora do projeto, Mariana Freitas, a consultoria é realizada por meio de visitas mensais aos agricultores avaliando toda a produção, nutrição, sanidade, genética, ambiência, o manejo do dia a dia, os dados produtivos e também realizando as orientações técnicas buscando aperfeiçoar a produção.

“A consultoria técnica é uma peça fundamental na propriedade para auxiliar o produtor ou identificar pontos que podem ser melhorados, buscando sempre a viabilidade econômica e a permanência dele na atividade”, disse.

Mariana explica que as principais orientações repassadas aos agricultores vão desde a escolha dos animais para o plantel, escolha do reprodutor, das fêmeas, o manejo de cobertura, manejo com as fêmeas em gestação, cuidado com os leitões após o parto, manejo alimentar e manejo sanitário, além do controle econômico da produção.

“A receptividade dos produtores tem sido um ponto bastante positivo na consultoria e será o primeiro passo para um grande avanço na produção, pois o produtor que hoje consegue ver a importância de orientações técnicas dentro de sua produção está à frente dos demais. Ele consegue evoluir na sua produção lucrativa e ser referência para os demais produtores da região”, frisou.