quinta-feira - 04/11/2021

Alimentos da agricultura familiar são distribuídos a famílias de alunos da rede municipal

Por: Maricelio Almeida

Na tarde desta quinta-feira (4), mais de 500 kits com alimentos oriundos da agricultura familiar foram distribuídos a famílias de alunos da Escola Municipal Professora Celina Guimarães Viana, no bairro Barrocas. A iniciativa faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, em parceria com governos estaduais e municipais.

“É uma satisfação estarmos aqui acompanhando mais essa compra direta que está acontecendo. Além de beneficiar os nossos alunos, a iniciativa também promove e incentiva a agricultura familiar, com a produção de alimentos saudáveis. Temos uma diversidade grande de produtos nos kits, como melancia, melão, banana, doce de caju, mel de abelha em sachê, feijão verde, entre outros itens”, destaca a nutricionista Shirlley Martins, coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

No total, foram distribuídos na tarde desta quinta (4) 524 kits, o que representa cerca de 5 mil quilos de alimentos entregues aos pais de alunos nesta segunda etapa do PAA (a primeira entrega ocorreu em junho). “Chegou em um bom momento. Uma boa hora mesmo”, disse Aluízio Vicente, pai de duas discentes da Escola Celina Guimarães. “As entregas aqui são boas, maravilhosas”, acrescentou Andreza das Chagas, também mãe de aluno. “Com certeza vai favorecer as famílias que estão também trabalhando na agricultura familiar, ao mesmo tempo que, para nós, é de grande importância”, complementou Francisco das Chagas, pai de aluno.

A modalidade compra com doação simultânea do PAA permite a aquisição de alimentos produzidos pelos agricultores familiares de Mossoró e a destinação dos itens às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, àquelas atendidas pela rede socioassistencial do Município, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e ainda pela rede pública e filantrópica de ensino.

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER) é o responsável pela operacionalização do programa no Estado, que em Mossoró é executado em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação, Agricultura e Desenvolvimento Rural e Assistência Social e Cidadania. Segundo a secretária de Educação Hubeônia Alencar, o programa beneficia tanto as famílias dos estudantes como os produtores rurais do município.

“Uma importante entrega, especialmente nesse momento de pandemia em que as famílias estão passando por inúmeras dificuldades. Trata-se de um programa federal realizado em parceria com Emater e a Prefeitura. No caso específico da Celina Guimarães, beneficia mais de 500 famílias, além daquelas famílias dos produtores da agricultura familiar que estão fornecendo o produto”, finalizou a secretária.

Tags:
Anterior Próximo