sexta-feira - 17/10/2025
Primeira seletiva do programa "De Mossoró para o Mundo" será realizada neste sábado na Rede Municipal de Ensino
Por: Sayonara Amorim
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, vai realizar neste sábado (18) a primeira etapa da seleção de alunos para o programa “De Mossoró para o Mundo”. A triagem será destinada a alunos do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.
Serão 300 vagas, sendo 100 para cada ano. Nessa primeira etapa, os alunos serão submetidos à prova que acontecerá em cinco unidades de ensino. Escola Municipal Raimundo Fernandes, Escola Municipal Professor Manoel Assis, Escola Municipal Maurício Fernandes, Escola Municipal José Benjamim e Escola Municipal Rotary.
Será uma prova objetiva com 30 questões de múltipla escolha, com duração de 2 horas, abrangendo as áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As questões serão distribuídas da seguinte forma: 8 de língua portuguesa, 7 de língua inglesa, 5 de matemática, 5 de ciências e 5 de história e geografia.
Essa primeira fase será classificatória, e os estudantes serão ordenados de forma decrescente, conforme a pontuação obtida, para efeito de ranqueamento e definição das vagas disponíveis.
A segunda fase será Análise de Desempenho Escolar e terá caráter eliminatório. Os estudantes classificados na primeira fase deverão atender, cumulativamente, aos critérios eliminatórios. Para garantir a vaga o aluno deve ter frequência escolar de no mínimo 85% no 1º semestre do ano letivo em curso; nota média igual ou superior a 7 em Língua Portuguesa no 2º bimestre do ano letivo de 2025; nota média igual ou superior a 7 em Matemática no 2º bimestre do ano letivo de 2025 e média geral do 1º semestre igual ou superior a 7.
DE MOSSORÓ PARA O MUNDO
Sancionado no início deste mês, o programa visa ofertar curso de língua estrangeira para estudantes do 7º, 8º e 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Mossoró, visando ao fortalecimento, à complementação e ao enriquecimento curricular. Como o próprio nome já diz, o “De Mossoró para o Mundo” vai dar oportunidade, pela primeira vez na história do município, aos alunos da rede pública de fazerem intercâmbio cultural internacional.