quarta-feira - 12/02/2020

Previ Mossoró apresenta ações sociais para 2020 em reunião com parceiros dos projetos

A equipe coordenadora do Projeto Viver Melhor, realizado pela Prefeitura Municipal, através do Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Mossoró e parceiros, apresentou na manhã desta quarta-feira, 12, uma prestação de contas das ações realizadas ao longo de 2019, e anunciou os projetos sociais que estão programados para 2020. O professor de música, Hellan Cunha, na abertura do evento, apresentou um trecho do  espetáculo o Andarilho.

A reunião realizada no auditório do Previ Mossoró, contou com a presença da vice-prefeita, Nayara Gadelha, representando a Prefeita Rosalba Ciarlini, que está cumprindo agenda em Brasília. O momento contou ainda com a presença do Diretor Financeiro e Administrativo do Previ, João Batista, e do Presidente do Conselho Previdenciário, Luiz Francelino, e representando os parceiros, a professora do curso de fisioterapia da Faculdade Católica do RN, Juliana Gripo. Além do Secretário Municipal de Planejamento, Aldo Fernandes, e representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo, além dos parceiros do Projeto Viver Melhor.

A vice-prefeita, Nayara Gadelha, afirmou que faz questão de acompanhar de perto as ações do Previ e do Projeto Viver Melhor, por saber da importância do projeto para a qualidade de vida dos aposentados do município. Ela agradeceu aos parceiros por acreditarem no programa. “Cada um de vocês tem grande importância na vida dos nossos aposentados”, frisou.

O diretor financeiro e administrativo do Previ, João Batista, ressaltou que todas as ações planejadas para o ano de 2020, foram programadas com base nos resultados obtidos em 2019. “A gente trabalha sempre com base em dados e números, para podermos ajustar e sempre melhorar as ações para ano seguinte. E antes desse encontro nos reunimos com cada um dos parceiros, nesse momento de planejamento, sem eles o projeto com certeza não teria o sucesso que tem, sendo referência para municípios de todo o país”, comenta.

Uma das coordenadoras do Projeto Viver Melhor, Dorisangela Lima, destaca que atualmente o município conta com 3.913 servidores efetivos, 690 aposentados e 57 pensionistas. Antes de apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto, ela convidou uma das contempladas a professora aposentada Aldivete Régis, para falar da vivência no projeto. “O nosso trabalho é voltado para eles, e ouvi-los para nós é essencial, é o que dá sentido ao Projeto Viver Melhor. O serviço público tem essa missão, e saber que essas transformações estão sendo geradas, é saber que nós estamos no caminho certo”.

A aposentada, Aldivete Régis, disse que o aposentado da Prefeitura de Mossoró só fica em casa se quiser. “Eu não tenho tempo de fazer todas as atividades do projeto que eu gostaria. Faço parte do coral, da caminhada, da dança, e costumo dizer que o Viver Melhor é contagioso, quem chega com qualquer problema, com magoas, é contagiado com o vírus do amor, é maravilhoso. Todos os engajados são movidos pelo amor”, enfatizou.

O Previ Mossoró, para a realização do Projeto Viver Melhor, conta com a parceria do: Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Sesi, Senac, Sesc, Sebrae/RN, Ginástica do Cérebro, Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade (NEPTI), Universidade Potiguar (UNP), Faculdade Católica do RN, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança Mossoró (FACENE).

Ações do Projeto Viver Melhor 2019:

Metas para 2020:

Encontros Bimestrais (Café com Conversa, Piquenique, Arraiá Viver Melhor, Encontro Natalino); Oficinas de Enfermagem para Viver Melhor, PREVIna-se, Roda de Conversa Social, Oficina das Emoções, Oficina na Área da Nutrição, Saúde da Mulher, realizadas por extensionistas; Readaptar a etapa do Viver Melhor para os Ativos, na Iminência da Aposentadoria; Caminhada e Exercícios Orientados (03 dias na semana); intervenções de Fisioterapia e buscar nova parceria com Instituição de Ensino que tenha o Curso de Educação Física; Grupo Dançar é Viver Melhor (02 dias na semana); Coral Viver Melhor (02 dias na semana); Retorno da Turma de Hidroginástica (02 dias na semana), Reuniões Mensais de Avaliação e Planejamento, com a equipe técnica do Viver Melhor e parceiros; Momentos de Educação Permanente contemplando a equipe do Viver Melhor e demais servidores do PREVI.