quarta-feira - 29/01/2020
Prefeitura vai firmar convênio com Instituto de Medicina Tropical da UFRN para fortalecer trabalho contra hanseníase
Por: Comunicação
A prefeita Rosalba Ciarlini recebeu no início da tarde desta quarta-feira (29) a diretora do Instituto de Medicina Tropical da UFRN, Dra. Selma Bezerra, para estreitar a possibilidade de firmar um convênio para fortalecer o trabalho de combate a hanseníase no Município. A ideia é que Mossoró possa dispor, em breve, de um Centro de Dermatologia Tropical que vai melhorar ainda mais o trabalho que é feito pela Secretaria de Saúde na prevenção, combate e tratamento da hanseníase.
A prefeita Rosalba já orientou que a Secretaria de Saúde organize todas as informações e elabore um plano com diretrizes que venham a nortear os trabalhos na cidade em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da UFRN. Depois do plano, a ideia é que os profissionais da UFRN capacitem os agentes comunitários de saúde e endemias e outros servidores que têm contato direto com os mossoroenses visando possibilitar ainda mais agilidade no combate a hanseníase. Em seguida a Prefeitura pretende inaugurar um Centro de Dermatologia Tropical, que deve ocorrer nos próximos meses, após conclusão das etapas anteriores.
A Prefeitura de Mossoró vai incluir nesse projeto todas as Universidades da cidade, na qual os estudantes vão dispor de laboratório e contar com suporte dos profissionais da Secretaria de Saúde e Universidades.
A professora Dra. Selma Maria Bezerra, diretora do Instituto de Medicina Tropical da UFRN, destacou a parceria de mais de 10 anos com a Prefeitura e dos pontos destacados na reunião. “A Prefeitura de Mossoró e a UFRN já trabalham em colaboração há mais de 10 anos em estudos de doenças que estão presentes aqui em Mossoró e muitas localidades. Para essa reunião viemos discutir a consolidação da parceria para o controle da hanseníase. A gente quer consolidar essa parceria e construir com a Secretaria de Saúde estratégias para doenças que estão presentes em Mossoró, que é parte também da iniciativa do Instituto de Medicina Tropical da UFRN.”, disse a professora que é Dra. Em Biologia Molecular pela UNIFESP e médica formada pela UFRN.
A prefeita Rosalba aproveitou o encontro e convidou a professora para se reunir a ela durante agenda em Brasília para fortalecer o pedido na liberação de recursos para essa área da saúde na cidade.
Participaram da reunião a secretária de Saúde, Saudade Azevedo, a chefe de gabinete, Fernanda Kallyne, a diretora da Vigilância em Saúde, Iranilde Campos e o médico dermatologista Maurício Lisboa.