quinta-feira - 18/02/2021
Prefeitura será parceira da UFERSA em plataforma de tecnologia
Por: Benjamim Linhares
A nova gestão da Prefeitura de Mossoró está priorizando modernizar atendimentos e serviços a população com o objetivo de promover mais conforto e rapidez na solução de problemas. Uma das iniciativas é a parceria que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedat) está desenvolvendo com a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) na execução da Plataforma Sabiá.
A Plataforma Sabiá, desenvolvida pela Ufersa, é um portal online de serviços e soluções tecnológicas voltado para atender as necessidades das cadeias produtivas do semiárido brasileiro. A novidade tem como objetivo integrar os agentes da cadeia produtiva do semiárido brasileiro reunindo em um único lugar pesquisadores, produtores, investidores, instituições, bancos e governo. Além da Ufersa, a plataforma recebe a assinatura e o reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional. O lançamento será realizado no dia 22 de março.
"A Plataforma Sabiá é uma grande iniciativa que transformará as parcerias e relações entre a universidade, setor produtivo e instituições governamentais da região do semiáriodo. Todo o trabalho é sustentado no tripé do desenvolvimento tecnológico, oferta de cursos para a população e serviços oferecidos pela universidade à comunidade", explicou o professor da Ufersa, Jean Berg, coordenador do Grupo de Trabalho para implatação da Plataforma Sabiá.
A Sedat deve ser o mediador entre a Plataforma Sabiá e o cidadão mossoroense que buscará pelos cursos que objetivam promover capacitação para inserção no mercado de trabalho. Mas a parceria da prefeitura vai além, como explica o secretário Franklin Filgueira.
"Nós iremos mediar a oferta dos cursos com foco na educação, mas nossa parceria é muito mais abrangente. Iremos também focar nos investidores do nosso município já que a plataforma também contempla esse segmento, viabilizando que esse setor conheça e tenha acesso as tecnologias para potencializar suas atividades. Vamos oferecer fóruns de discussão, banco de editais, investimento em pesquisas, tudo através da plataforma, e de forma gratuita. É uma iniciativa que se tornará em uma grande ferramenta para o desenvolvimento da economia da nossa cidade", destacou o titular da Sedat.