terça-feira - 23/01/2024

Prefeitura se reúne com mototaxistas para dialogar sobre melhorias

Por: Italo Bruno

Buscando entender as necessidades dos mototaxistas e apresentar ideias de melhorias para a classe, a Prefeitura de Mossoró realizou durante essa terça-feira, 23, na Biblioteca Pública Municipal Ney Pontes, um encontro de diálogo com a categoria. Como tópico central, foi abordado a questão da padronização e melhorias de seus pontos de trabalho, com objetivo de dar mais visibilidade, respeito e dignidade aos mototaxistas.

A Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) e a Secretaria de Programas e Projetos elaboraram e apresentaram um projeto técnico para a modernização e construção de locais de abrigo estruturados para a categoria. E, através da democracia, o momento serviu como oportunidade para uma discussão coletiva a respeito das ideias apresentadas pelo município e sugeridas pelos presentes.

“A secretaria, logicamente por meio da Prefeitura, hoje tem uma perspectiva e também uma linha de entendimento que toda mudança, toda estruturação, todo encaminhamento, que deve ser debatido. Então a proposta é que tenhamos uma padronização e também a possibilidade da segurança, conforto e um melhor atendimento ao cliente. E isso parte do princípio da estruturação dos pontos de mototáxis. Por isso, nesse momento é importante a presença da categoria, para a Prefeitura poder ter um projeto de ampliação, de construção e de readequação desses pontos, mas isso sendo debatido com eles”, frisou o diretor de Mobilidade Urbana do município, Luís Correia.

Alguns enfatizaram a importância da modernização e identificação dos locais para garantir um ambiente de trabalho mais visível e harmonioso. Para eles, a padronização representaria não apenas a organização física do ponto, mas também um momento de felicidade, motivação e esperança de dias melhores.

“É muito importante tudo isso, por incentivar o mototaxista da praça. Antes a gente não tinha isso, mas agora estamos tendo. Esse é um passo a mais de esperança para a gente que trabalha na cidade, por isso espero que, dando continuidade a isso tudo, tenhamos mais organização. Dando certo para todos, melhora para o município, para as pessoas e para nós”, frisou o mototaxista Francisco Edson.

Secretário de Programas e Projetos, Almir Mariano também destacou o diálogo aberto, a fim de aprimorar o projeto em contato com a classe, no sentido de saber se a proposta apresentada é adequada e se ela atende às necessidades, reforçando a importância da participação de todos.

“Hoje nós nos reunimos com a categoria dos mototaxistas para dialogar. Este é o primeiro contato onde a gente conseguiu captar as necessidades deles e, a partir daí, coletando todas essas informações, poder realmente projetar um espaço que traga conforto, segurança, tanto para a categoria como para quem acessar os serviços. Quando a gente começa a padronizar o espaço deles, a sociedade começa a se sentir um pouco mais segura a buscar esse espaço”.

Durante a semana, a Prefeitura continuará promovendo visitas a todos esses postos de trabalho para rediscutir com a classe e ver de perto a situação que se encontra cada ponto de mototáxi, e assim projetar algo que traga benefício e conforto para eles. Após o processo de diálogo e o levantamento adicional que novas sugestões, o município inicia então o processo de execução das novas estruturas.