quinta-feira - 19/01/2017

Prefeitura se reúne com analistas ambientais

Analistas ambientais do Instituto Chico Mendes (ICMBio) estiveram ontem na Prefeitura de Mossoró para apresentar as atividades desenvolvidas no Parque Nacional da Furna Feia, além propor ao município um plano de cooperação para as atividades que devem impulsionar o turismo no local.

O analista ambiental e chefe das atividades no Parque, Leonardo Brasil, apresentou um plano de cooperação por parte do município para com o local, cuja contrapartida consiste na disponibilização de servidores, apoio da Guarda Civil Municipal e um espaço físico para que as atividades sejam gerenciadas em Mossoró. “O auxílio com servidores e a segurança prestada pela Guarda vai aumentar a efetividade das nossas ações”, destacou.

Segundo ele, a visitação ao local é pequena e a proposta é fazer um projeto para a visitação ordenada e controlada, inicialmente em três cavernas, uma espécie de projeto piloto. “Temos no Parque um terço de toda a caatinga da região, e isso é um grande atrativo”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Lahyre Neto, explicou que a parceria com o município já existe e que há interesse na exploração turística no Parque. “Ouvimos da prefeita que ela tem o maior interesse em dar o total apoio para as atividades de turismo no parque”, afirmou.

Criado em 2012, o Parque Nacional da Furna Feia fica localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna. O local passou os primeiros dois anos sem o acompanhamento de uma equipe gestora, mas hoje conta com três analistas ambientais do Instituto Chico Mendes à frente das atividades.