sábado - 09/12/2023

Prefeitura reúne lideranças e anuncia ações do "Mossoró Realiza" para a zona rural

Por: Fábio Oliveira

Um dia após o lançamento da segunda etapa do programa “Mossoró Realiza”, a Prefeitura de Mossoró reuniu lideranças rurais do município para anunciar as ações dos investimentos que também chegarão à população do campo. O encontro aconteceu na manhã deste sábado (9), no Parque de Exposições Armando Buá.

Entre as obras anunciadas, destaque para sete novas adutoras que beneficiarão as comunidades Barrinha, Melancias, Passagem de Pedra, Carmo, Sussuarana, Piquiri e Barro Branco.

O investimento, que ultrapassa a ordem de R$ 7,5 milhões, resolverá os problemas hídricos enfrentados pela população rural.

No pacote dos anúncios feitos pelo prefeito Allyson Bezerra durante o encontro, a edificação de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas para atender a população rural.

“Vai chegar a construção de 10 UBSs, inclusive as ordens serão dadas na próxima semana. Vai chegar também a construção de escolas, como é o caso do Poço 10, comunidade do polo Maísa, e São José, do polo Jucuri, além da ampliação de salas de escolas e, também, a tão sonhada adutora, levando água às comunidades como Piquiri, Passagem de Pedra, Melancias, Sussuarana, Barrinha e outras comunidades. Serão sete adutoras construídas nessas comunidades rurais que sofriam com problema de água. Hoje a Secretaria Municipal de Agricultura e desenvolvimento Rural (SEADRU) leva água mediante carro-pipa ou mesmo em locais com dessalinizador, mas a solução geral será a chegada das adutoras através do programa “Mossoró Realiza”, anunciou o gestor municipal.

Prefeito Allyson Bezerra anuncia obras do “Mossoró Realiza” para a zona rural

O anúncio de todas as obras foi comemorado pelos representantes das comunidades beneficiadas, sobretudo em relação às adutoras, que garantirão água constante e de boa qualidade à população rural.

“O 'Mossoró Realiza' vai ser um pulo em relação à qualidade da água e do abastecimento que a gente busca. A gente sabe que a água é escassa em nossa região, mas com esse investimento da Prefeitura, a gente vai ter uma melhoria de vida espetacular”, projetou Chico de Paula, representante da comunidade Barrinha.

Chico de Paula

“Mossoró Realiza” já fez várias coisas em nossa comunidade, como a quadra de esportes, a praça, a reforma da escola. Mas outra ação importante que vai nos ajudar, e que foi anunciada, foi a adutora que abastecerá nossa comunidade e comunidades vizinhas”, comemorou Fernando Martins de Sousa, representante da comunidade Passagem de Pedra.

Fernando Martins

Outro a ressaltar a importância das ações do programa “Mossoró Realiza”, anunciadas no encontro, foi Francisco de Assis da Silva, do sítio Sussuarana.

“Essa adutora que a Prefeitura está trazendo pra gente vai dar uma melhora imensa para a comunidade, pois a água vai chegar com mais vazão. Para mim será um sonho quando essa adutora sair. Vai ser a realização de um sonho muito grande e a Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, pois melhorará muito a vida de quem mora naquela região”, comemorou.

Francisco da Silva

Titular da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), Faviano Moreira também participou do evento, quando prestou conta das ações da Seadru em 2023 nas comunidades rurais do município. Ele lembrou que, além de escolas, UBSs e adutoras, a população da zona rural de Mossoró será beneficiada, através do “Mossoró Realiza”, com a melhoria das estradas.

“Nós já temos um trabalho constante na zona rural e o 'Mossoró Realiza' vem trazer um plus. São adutoras, perfuração e instalação de poços que vão dar, desde a questão da segurança hídrica, passando pela questão da acessibilidade, melhoria das estradas vicinais, ou seja, dando qualidade de vida e condições de trabalho com o escoamento da produção da maior zona rural do Rio Grande do Norte”, destacou Faviano Moreira.