terça-feira - 07/03/2023

Prefeitura reforça importância da Patrulha Maria da Penha no combate à violência doméstica

Por: Italo Bruno

A violência doméstica é um grave problema social que afeta muitas pessoas em todo o mundo, especialmente mulheres. Em Mossoró, a Patrulha Maria da Penha foi criada em 7 de dezembro de 2020, com objetivo proteger as mulheres vítimas de violência doméstica. Muitas vezes, as vítimas não sabem como buscar ajuda e apoio para sair de situações abusivas. A Patrulha surge como uma importante iniciativa no combate a esse tipo de violência.

A Patrulha Maria da Penha é uma força policial especializada que atua no combate à violência doméstica. Seu principal objetivo é garantir a segurança das mulheres que sofreram e sofrem violência, bem como seus filhos e familiares. As policiais da Patrulha Maria da Penha são treinadas para lidar com esse tipo de situação e fornecer apoio emocional às vítimas.

Uma das principais vantagens da Patrulha Maria da Penha é sua capacidade de agir de forma preventiva. Os policiais visitam regularmente as vítimas de violência doméstica para garantir a segurança e também para monitorar a situação em casa. Isso ajuda a prevenir a ocorrência de novos casos de violência.

Jamille Silva, coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Mossoró, ressaltou as ações realizadas durante esses 2 anos e 3 meses de atuação da Patrulha no município.

“A Patrulha vem cumprindo um papel fundamental no combate e na prevenção da violência doméstica contra a mulher. A gente realiza o acompanhamento das mulheres que tiveram medidas protetivas deferidas e que são encaminhadas pelo juizado da violência doméstica e familiar contra a mulher de Mossoró. Atendemos às ocorrências que chegam através da nossa central da Guarda Municipal do número de emergência 153 ou pelo Disque-Segurança através do 986317000. A Patrulha tem sido um importante trabalho que vem se destacando na cidade em pouco mais de 2 anos e que vem tendo um resultado bastante positivo”.

Além disso, a Patrulha Maria da Penha é uma importante fonte de informação e apoio para as vítimas de violência doméstica. Muitas mulheres não sabem a quem recorrer em caso de violência doméstica, e a Patrulha Maria da Penha pode fornecer informações sobre os direitos das mulheres e como obter ajuda.

Coordenadora de ações educativas da Patrulha Maria da Penha em Mossoró, Lilian Cynthia reforça o contato do Disque-Denúncia que é um WhatsApp específico para situações em que não há condições da vítima efetuar ligação.

“O Disque-Denúncia, através do nosso WhatsApp 98631-7000, é muito importante, pois há mulheres que não podem falar no momento ou temem falar, sendo assim, podem se trancar no quarto ou no banheiro e mandar uma mensagem. O atendimento também é rápido e eficaz. Portanto, é interessante ter o número salvo para possíveis situações de emergência”.

Em Mossoró, a Patrulha Maria da Penha também realiza ações preventivas, como palestras educativas e campanhas de conscientização sobre a importância da denúncia e do apoio às vítimas. Essas iniciativas ajudam a criar uma cultura de respeito e tolerância zero à violência contra as mulheres.