terça-feira - 14/02/2017

Prefeitura realiza treinamento sobre uso do sistema operacional Orçamentário, Financeiro e Contábil

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta terça-feira (14) treinamento com servidores municipais sobre uso do sistema operacional Orçamentário, Financeiro e Contábil. A capacitação foi uma iniciativa da Controladoria-Geral com apoio das Secretarias de Planejamento e de Administração e Finanças e realizada na Sala do Setor de Licitações.

O objetivo é capacitar os servidores a utilizar o sistema operacional que congrega orçamento, licitações, empenho e pagamento das despesas públicas no âmbito do município de Mossoró.

A Controladora-Geral do Município, Fátima Marques, informou que algumas pequenas mudanças estão sendo adotadas no sentido de agilizar o curso do processo dentro dos diversos órgãos e secretarias, sem implicar em perda de controle ou falta de acompanhamento. “Eliminamos alguns fluxos do processo em algumas secretarias. Havia casos em que o processo voltava duas vezes à Secretaria sem haver necessidade. Então, no sentido de agilizar, foram eliminadas algumas passagens, no caso, sem precisar que o processo passe duas vezes pela secretaria”, explicou.

O treinamento e as mudanças ajudam a cumprir as determinações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), com relação à correta aplicação dos recursos, formalização dos processos de despesa e no “sentido de maximizar a aplicação dos recursos do município, para que possamos fazer mais com menos recursos”, ressalta Fátima Marques.

A capacitação contou com participação da vice-prefeita Nayara Gadelha, secretários municipais Aldo Fernandes (Planejamento), Ronaldo Cruz (Administração e Finanças), Fátima Marques (Controladoria-Geral) e Kátia Pinto (Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos) e servidores que trabalham com o sistema operacional em todas as secretarias municipais.