sábado - 07/03/2020

Prefeitura realiza primeira edição do Família em Foco de 2020

Os bairros Abolição II, Estrada da Raiz e Alto da Conceição receberam na manhã deste sábado (07) a primeira edição deste ano do exitoso projeto Família em Foco da Secretaria de Saúde. Centenas de mossoroenses compareceram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS Conchita Ciarlini, UBS Dr. Joaquim Saldanha e UBS Dr. José Leão) em um horário mais cômodo para aproveitar os serviços que ocorrem durante a semana e outros especialmente para este dia 07.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, acompanhou a primeira edição do Família em Foco em todas as Unidades de Saúde e destacou que o Município já tem uma programação do ano todo. Além de reafirmar que a Prefeitura está se esforçando para superar a meta de atendimentos do ano passado.

“Esperamos que este ano a gente supere a edição anterior, na qual realizamos cerca de 30 mil procedimentos junto à população. Estamos muitos felizes por estar iniciando o Família em Foco em março e vamos realizar até dezembro. As famílias vieram hoje, em um sábado, porque sabem que vão contar com os atendimentos da semana e outros que a gente trás especificamente no Família em Foco.”, afirmou Saudade.

A usuária Maria Lindamires, de 37 anos, moradora do Alto da Conceição, disse que está muito satisfeita ao ver a UBS aberta em um horário com mais comodidade.

“Eu acho muito importante cuidar da saúde dos meus filhos. Às vezes a gente tem dificuldade de vir na semana, porque um filho estuda de manhã e outro a tarde, e em um sábado é muito bom. Eu estou colocando em dia o que está precisando.”, destacou a mãe de Lucas Abimael, de 11 anos, e Laura Cecília, de 5 anos.

A cabeleireira Karla Andreia, de 33 anos, do Abolição 2, aproveitou a oportunidade do Família em Foco par atualizar as vacinas de sua filha Maria Júlia, de cinco meses de vida. “Vim porque é um horário melhor e tinha que vacinar minha criança para ela não ficar doente. Eu acho que no sábado é bem melhor mesmo porque é de manhã e facilita nosso acesso ao posto de saúde.”, disse Karla.

Vanessa do Vale, de 27 anos, vendedora, também do Abolição 2, trouxe os dois filhos para receber os cuidados do Família em Foco e saiu bem satisfeita. “Na semana eu não tenho tempo e no fim de semana eu estou de folga e meus filhos não vão pra escola. Vim colocar as vacinas dos meus filhos em dia.”, afirmou a vendedora mãe de Nicolas Silva, 3 anos, e Emilhy do Vale, 11 anos.

Marluce Pereira, de 56 anos, do bairro Estrada da Raiz, estava gripada há mais de três dias e aproveitou a primeira edição do Família em Foco para se consultar com o médico em um sábado pela manhã. “Estou gostando da ação. Vim receber os cuidados desse médico Laíre que é muito bom e espero ficar boa logo.”, disse Marluce.

Dona de casa Luciana Leandro, 53 anos, satisfeita em atendimento no bairro Estrada da Raiz com o médico Laíre Rosado.

Os atendidos pelo Família em Foco neste sábado ainda receberam orientações de como prevenir e combater as arboviroses (teatro da dengue), noções de primeiros socorros pelo Corpo de Bombeiros, alimentação saudável e momento terapêutico.