quinta-feira - 04/05/2023

Prefeitura realiza encontro para definir ações da campanha “18 de Maio”

Por: Italo Bruno

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã desta quinta-feira (4) um encontro com profissionais da assistência social do município. O objetivo foi dialogar sobre a campanha “18 de Maio”, que busca orientar e conscientizar a população sobre a importância da proteção no tocante ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo.

O momento foi conduzido pela equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), e contou com representantes de vários equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC).

“Neste momento estamos dialogando com a rede de proteção de crianças e adolescentes do município para pensarmos em estratégias e possibilidades para mobilizarmos a sociedade mossoroense acerca dessa problemática em alusão ao “18 de Maio”. Essa é uma problemática bastante incidente no nosso país e nós enquanto profissionais da rede de proteção temos a obrigação de intervirmos a essas demandas de violência”, pontuou a coordenadora do Creas, Raíssa Silva.

Anualmente, a Semasc realiza durante o mês de maio várias atividades e mobilizações visando chamar a atenção da população para a importância de proteger crianças e adolescentes contra toda forma de violência. As ações têm o objetivo também de incentivar a denúncia, além de buscar educar a sociedade sobre como prevenir e combater esses tipos de crimes.

Entre as ações estão: palestras, seminários, campanhas educativas nas mídias, atividades em escolas, e ações em espaços públicos do município. O intuito é engajar o maior número de pessoas, para que ajudem a multiplicar a ideia da importância de proteção a crianças e adolescentes contra a violência sexual.

“É importante a gente se atualizar e conversar para colher informações para quando a gente voltar para o nosso território de atuação a gente poder atender de forma unificada, de forma propositiva e no sentido de garantir proteção a quem mais precisa”, pontuou a assistente social Aline Azevedo.

Vale ressaltar que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema que deve ser combatido por toda a sociedade. Portanto, a campanha “18 de Maio” é um momento para que possamos todos refletir e dar visibilidade ainda mais sobre a importância do tema.

“O ‘18 de Maio’ é uma data muito importante, sobretudo para as nossas crianças e adolescentes, por ser um marco ao combate à prática de abuso, violência essa que não só vitimiza, mas rouba as vidas e os sonhos das nossas crianças. A Semasc, por intermédio dos seus equipamentos, está somando esforços para fazer uma campanha que sensibilize a população sobre a importância. Esse encontro aqui hoje é o pontapé inicial para a construção de um ‘18 de Maio’ que reforce a necessidade do combate à violência contra crianças e adolescentes”, enfatizou o secretário de Assistência Social, Erison Natécio.

O dia “18 de Maio” foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A data foi escolhida em homenagem a Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de apenas 8 anos vítima de sequestro, estupro e assassinato em 1973, em Vitória, Espírito Santo. Neste ano, o caso completa cinco décadas e esse crime, apesar de sua natureza grave, até hoje permanece impune.