quinta-feira - 04/05/2023

Prefeitura de Mossoró intensifica ações de prevenção e controle de arboviroses

Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró iniciou pelo bairro Santo Antônio/Santa Helena a campanha “Mossoró contra a Dengue”. A iniciativa visa intensificar as ações de prevenção e controle das arboviroses (dengue, chikungunya e zika). Agentes de endemias percorreram diversas ruas no entorno da Unidade Básica de Saúde Joaquim Saldanha.

A mobilização é promovida pelo Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com a Vigilância em Saúde da SMS e da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Os agentes de endemias foram de casa em casa. Eles levaram orientações aos moradores da região sobre os cuidados que devem ter para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti em recipientes que acumulam água.

“A nossa visita já acontece mensalmente. Passamos no ciclo normal indo de casa em casa e hoje estamos com reforço nesse trabalho para levarmos orientações aos moradores sobre a prevenção às arboviroses. Estamos com um grupo bem grande e realizamos esse trabalho de prevenção e acompanhamento”, explicou o agente de endemias, José Cleilson.

Moradores da região aprovaram a mobilização. “É muito bom para ajudar a gente a evitar e combater o mosquito da dengue. Temos muito cuidado na nossa casa. Limpamos nosso depósito a cada dois dias”, disse o morador Francisco das Chagas. “É muito bom. Nós temos todo o cuidado de não deixar água parada. É muito importante esse trabalho da Prefeitura”, ressaltou a moradora Socorro Ferreira. “A vinda do agente de endemias em nossa casa para verificar nossos reservatórios é muito interessante. Fazemos tudo direitinho para evitar a proliferação do mosquito”, enfatizou Denise Andrade.

Titular da SMS, Morgana Dantas destacou a importância da campanha na região. “Estamos aqui fazendo essa primeira ação e vamos também levar essa campanha para outros bairros de Mossoró. Queremos conscientizar a população sobre a prevenção às arboviroses. Pedimos apoio da população para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue”.

O diretor do CCZ, Sandro Elias, explicou a realização da campanha na localidade. “O bairro Santo Antônio é um dos mais populosos de Mossoró e encontramos facilmente reservatórios de água. Aqui tem um grande número de recipientes que pode favorecer a proliferação do mosquito e por isso priorizamos essa localidade”.