quarta-feira - 13/11/2024
Prefeitura realiza ação educativa sobre Meio Ambiente e disponibiliza coletor de resíduos eletrônicos nas escolas
Por: Ítalo Mikael
A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SEMURB), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), realizou nesta quarta-feira (12), atividade de educação ambiental, através da Gerência de Educação Ambiental (GEA), na Escola Municipal João Niceras de Morais, localizada no sítio Pedra Branca, zona rural. A ação teve como público-alvo alunos do 1º ao 5º do Ensino Fundamental e seus familiares.
“Dessa vez recebemos a urna para coleta de resíduo eletrônico que estará na escola durante duas semanas e nesse período teremos a participação de toda a comunidade que trará eletrodomésticos e objetos eletrônicos que não tenham mais utilidade em casa. A comunidade está entusiasmada ao ver que a partir de hoje terá um local seguro e adequado para descartar o lixo eletrônico”, destacou a professora Jane Cleide Ramalho.
Zildenice Guedes, titular da Gerência de Educação Ambiental da Semurb, evidenciou a importância dessas ações nas escolas, chegando à zona rural. “Hoje tratamos a temática de resíduos sólidos, ensinamos as crianças a importância de fazer a destinação correta dos resíduos, inclusive os conceitos de resíduos e rejeito, bem como quais os impactos para a saúde humana e do meio como um todo. Nos disponibilizamos a acompanhar a escola desenvolvendo outras ações. Foi um momento muito produtivo, ensinamos as crianças onde deve ser destinado vidro, papelão e plástico, reforçando a importância da integração com a família e a comunidade. Aproveitamos a ocasião para escutar os pais e mães presentes que demonstraram preocupação com excesso de resíduos disponibilizados de forma incorreta e mesmo queimadas como uma prática corrente na comunidade”, explicou.
A ação esteve integrada à oficina de multiletramentos, cujo tema é “O mundo encantado do lixo: aprendendo a cuidar da terra”, que visa, em colaboração com professoras de escolas rurais, ressignificar as práticas de leitura, escrita e oralidade, integrando-as a usos sociais e a interações significativas no contexto de vida dos estudantes e docentes.
“Professores e estudantes se engajam em ações de conscientização para o descarte responsável do lixo, com especial atenção ao lixo eletrônico, promovendo o senso de responsabilidade ambiental. Assim, a oficina se propõe a cultivar a cidadania e a sustentabilidade através do diálogo e da prática consciente”, explicou Valéria Montenegro- professora da Rede Municipal de Ensino e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN).