terça-feira - 23/09/2025
Prefeitura promoverá seminário alusivo à campanha "Setembro Dourado"
Por: Larissa Maciel
A Prefeitura de Mossoró, em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GAAC-RN), realiza nesta quarta-feira (24) seminário alusivo à campanha "Setembro Dourado". O encontro acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN), das 13h30 às 17h.
A campanha "Setembro Dourado" trabalha a conscientização sobre o câncer infantojuvenil, destacando a importância do diagnóstico precoce e a necessidade de atenção aos primeiros sinais da doença em crianças e adolescentes. O movimento também busca oferecer apoio social e emocional às crianças, adolescentes e suas famílias que enfrentam a doença.
A ideia do seminário é reforçar o compromisso em capacitar e sensibilizar a rede de saúde para identificar sinais de alerta do câncer infantojuvenil. Isto porque, o diagnóstico precoce, a rapidez no encaminhamento para centros especializados e o tratamento adequado aumentam significativamente as chances de cura.
O evento será direcionado aos profissionais com atuação na Atenção Primária à Saúde (APS), equipes multiprofissionais (eMulti), residentes em saúde. Além disso, o momento também envolverá profissionais do Ambulatório Materno Infantil (AMI), Centro Clínico Prof. Vingt-un Rosado (PAM do Bom Jardim); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil.
"SETEMBRO DOURADO" - O "Setembro Dourado" é um movimento global que busca chamar a atenção para o câncer infantojuvenil, destacando a necessidade de diagnóstico precoce, tratamento adequado e apoio às crianças e famílias que enfrentam essa luta. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer pediátrico representa aproximadamente 3% em relação ao câncer de adultos, porém é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros.
A cor dourada representa a força e a resiliência das crianças em sua batalha contra o câncer. Segundo o INCA, o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil, para cada ano do triênio 2023 a 2025, é de 7.930 casos, sendo 4.230 casos novos no sexo masculino e de 3.700 no sexo feminino.