terça-feira - 23/09/2025
“Compra Direta Indígena” finaliza etapa de entrega de produtos da agricultura familiar a venezuelanos
Por: Edinaldo Moreno
Na manhã desta terça-feira (23), foi realizada a última entrega do programa “Compra Direta Indígena” aos venezuelanos da etnia “Warao”. Ao todo, foram realizadas seis entregas ao longo das últimas terças-feiras pelas entidades organizadoras, totalizando o montante de 3,5 toneladas de produtos da agricultura familiar vindo da zona rural de Mossoró, com investimento de R$ 15 mil.
A medida é executada através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), parceria do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Governo do Estado, por meio do Instituto de Assistência e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN) e Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Cerca de 40 famílias venezuelanas residentes no município estão recebendo exclusivamente esses alimentos adquiridos pelo PAA e distribuídos a essas famílias. O programa compra produtos de nove agricultores familiares residentes na zona rural.
“Nessas últimas semanas, às terças-feiras, estivemos aqui no local onde os venezuelanos estão abrigados para entregarmos os alimentos da agricultura familiar adquiridos pelo programa. Foram seis entregas realizadas neste período de diversos itens, como banana, goiaba, coco verde, limão, entre outros”, explicou Alexandre Dantas, analista de extensão rural da Emater.
O diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura, Cleiton Dantas, também ressaltou a importância do programa para os venezuelanos que moram no município e estão sendo beneficiados com o “Compra Direta Indígena”.
“Hoje estamos finalizando uma sequência de seis semanas que recebemos produtos da agricultura familiar para serem entregues aos indígenas venezuelanos. Em cada entrega realizada era aproximadamente meia tonelada de alimentos da agricultura familiar adquiridos e repassados a famílias venezuelanas residentes no município”, disse.
O cacique Librando José Rattia agradeceu o empenho e dedicação dos entes federal, estadual e municipal que participaram do programa. “Agradecemos de coração esse trabalho realizado por vocês. Sempre respeitando a nossa cultura e queremos parabenizar por tudo que vocês fazem por nós”.