quinta-feira - 08/11/2018

Prefeitura lança programa de Fomento da Matéria Prima Mossoroense e capacita artesãos durante a FICRO

A produção artesanal local está sendo exposta durante a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO) que acontece até sábado (10), na Estação das Artes. O evento, que está sendo realizado com o apoio da Prefeitura de Mossoró, reúne importantes segmentos que contribuem com o desenvolvimento econômico do município. Junto da indústria e do comércio, o turismo vem ganhando cada vez mais espaço na geração de oportunidade, principalmente com a reativação do aeroporto e a ampliação dos voos semanais em Mossoró o que tem atraído mais turistas para cidade.  “Nesse novo cenário, estamos lançando durante a FICRO, o  Programa de Fomento da Matéria Prima Mossoroense, que define a tipologia da produção artesanal local e capacita os artesãos para fabricação de peças que traduzem a identidade da cidade, usando o sal e a palha de carnaúba”, explicou a prefeita Rosalba Ciarlini. Além disso, o estande da Prefeitura na II Mostra de Turismo Regional, que ocorre dentro da programação da FICRO, destinou o espaço para exposição e comercialização de produtos de artesãos mossoroenses.  Um exemplo disso é o da artesã Suelita Avelino, que expõe sua produção em biscuit. “Aprendi a trabalhar com biscuit em cursos oferecidos pelo Município e hoje é uma das minhas fontes de renda. Esse espaço que a Prefeitura disponibiliza nas feiras é muito importante, pois nosso trabalho ganha destaque e recebemos muitas encomendas”, comentou Suelita. O artesão Geovani Pessoa Gomes também está expondo suas telas e quadros decorativos durante o evento. Ele conta que às vezes faz uso de alguns elementos como sal, cordas e palha, mas que com o Programa de Fomento da Matéria Prima Mossoroense pretende utilizar mais esses elementos. “Essa definição cria uma identidade mais característica do artesanato da nossa terra”, comentou. Na programação do evento também está prevista uma oficina de Macramê, com o artesão Maik Pereira Rodrigues, que será realizada na sexta (9) no estande da Prefeitura de Mossoró no espaço da II Mostra de Turismo Regional.