quinta-feira - 31/12/2020

Prefeitura institui Plano Estratégico do Município (2020-2030)

Por meio do Decreto N° 5936, publicado no JOM N° 594B, desta quarta-feira (30), a Prefeitura de Mossoró instituiu o Plano Estratégico do Município de 2020 a 2030.
O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o alcance de uma gestão pública de resultados. E foi traçado com base no programa Redesenhando a Gestão Pública promovido pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN).
A atual gestão municipal aderiu ao programa Redesenhando a Gestão Pública, que tem como objetivo contribuir para melhoria da eficiência e da transparência dos serviços públicos, fomentando a implementação do modelo de administração pública gerencial orientada para resultados de políticas públicas e incentivando o cidadão a se informar e exercer o controle dos serviços que lhe são prestados.
O Plano Estratégico Municipal estabelece ações e projetos que deverão ser implementados pela Prefeitura de Mossoró, dando a direção que deverá ser seguida para o cumprimento da sua missão e alcance de sua visão, além de determinar Valores Intitucionais e Objetivos Estratégicos, que deverão ser adotados por todas as unidades da gestão municipal.
O Mapa Estratégico da PMM está estruturado em cinco perspectivas: resultados, sociedade, processos internos, aprendizado e crescimento, orçamento e finanças.

RESULTADOS:

-Mossoró responsável, transparente e inovadora;
-Promover o desenvolvimento econômico e social, com sustentabilidade ambiental;
-Aprimorar os canais de promoção da cidadania e a participação social;
-Ter excelência na prestação de serviços públicos.

SOCIEDADE:

-Mossoró saudável, escolarizada e inclusiva;
-Tornar o município referência em saúde na promoção, prevenção, tratamento e resultado;
-Promover a inclusão por meio de ação integrada da assistência social; -Promover educação infantil e fundamental de qualidade, contribuindo para o exercício da cidadania;
-Mossoró próspera, atrativa e de oportunidades;
-Fomentar a geração de trabalho, emprego e renda;
-Fomentar a cultura, o turismo, o esporte e o lazer no município.

PROCESSOS INTERNOS:

-Mossoró alinhada e integrada; -Otimizar a comunicação interna e externa e o relacionamento interpessoal;
-Aperfeiçoar e modernizar os processos visando a eficiência administrativa;
-Atuação institucional Implantar modelo de gestão orientado para resultados;
-Garantir soluções inovadoras, oferecendo condições; organizacionais e tecnológicas às unidades administrativas.

APRENDIZADO E CRESCIMENTO:

-Eficiência operacional ;
-Garantir a capacitação continuada e especializada de servidores;
-Instituir plano de cargos, carreiras e remunerações para os servidores do município;
-Desenvolver políticas de gestão de pessoas para a motivação e valorização do servidor.

ORÇAMENTO E FINANÇAS:

-Responsabilidade Fiscal
-Garantir a sustentabilidade fiscal por meio da equalização entre receitas e despesas;
-Aprimorar o modelo de planejamento orçamentário visando a aplicação dos recursos com foco nos resultados.