quarta-feira - 14/05/2025
Prefeitura inicia nesta quinta-feira mutirão para declaração de rebanho na zona rural de Mossoró
Por: Edinaldo Moreno

A Prefeitura de Mossoró realizará nestas três últimas semanas de maio mutirão para atualização de declaração de rebanho de animais na zona rural. No município, a declaração de rebanho será realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) ou em qualquer escritório do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), órgão fiscalizador estadual, e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
As primeiras comunidades visitadas pela equipe da Secretaria de Agricultura ocorrerão nesta quinta-feira (15) nas comunidades de Recanto da Esperança, Montana e Real (polo Maísa). O início dos trabalhos será às 8h. Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 e 28 deste mês em mais seis localidades.
Pelo cronograma definido pela Seadru, na quinta-feira da semana que vem o mutirão passará por PA Carmo, Mulunguzinho e Hipólito. O fechamento ocorrerá na quarta-feira da semana seguinte em Independência, Cabelo de Nego e Riachinho.
“Vamos iniciar mais uma etapa de declaração do rebanho aqui no município de Mossoró. Essa etapa é em concordância com a decisão do Idiarn, que é o órgão de defesa agropecuária aqui do Estado, onde após o Rio Grande do Norte assumir o status de livre doença sem vacinação os produtores ficam sob a recomendação de declarar pelo menos uma vez por ano o rebanho presente na propriedade. Nós da Secretaria de Agricultura realizaremos alguns mutirões nas comunidades, principalmente naquelas que possuem o maior número de produtores para facilitar o acesso aos agricultores a essa declaração e que a gente possa contribuir para que não ocorra nenhuma penalidade aos produtores do município”, explicou o coordenador de Pecuária da Seadru, Aluísio Sousa.
A declaração deve ser feita para todas as espécies (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, peixes, entre outros) até o próximo dia 31. A atualização cadastral acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, ocorrendo geralmente junto à vacinação contra a febre aftosa, que também costumava ser semestral.
O Rio Grande do Norte alcançou um novo status sanitário, em que o Ministério da Agricultura e Pecuária reconheceu o RN como “Livre da Aftosa sem Vacinação”. A última campanha de vacinação contra a febre aftosa no RN ocorreu em abril do ano passado.
DATAS E COMUNIDADES DO MUTIRÃO DE DECLARAÇÃO DE REBANHO
15 DE MAIO
Recanto da Esperança
Montana
Real
22 DE MAIO
PA Carmo
Mulunguzinho
Hipólito
28 DE MAIO
Independência
Cabelo de Nego
Riachinho