quarta-feira - 14/05/2025

Prefeitura inicia nesta quinta-feira mutirão para declaração de rebanho na zona rural de Mossoró

Por: Edinaldo Moreno

Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo) Wilson Moreno (SECOM/PMM/Arquivo)

A Prefeitura de Mossoró realizará nestas três últimas semanas de maio mutirão para atualização de declaração de rebanho de animais na zona rural. No município, a declaração de rebanho será realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) ou em qualquer escritório do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), órgão fiscalizador estadual, e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

As primeiras comunidades visitadas pela equipe da Secretaria de Agricultura ocorrerão nesta quinta-feira (15) nas comunidades de Recanto da Esperança, Montana e Real (polo Maísa). O início dos trabalhos será às 8h. Os próximos encontros acontecerão nos dias 22 e 28 deste mês em mais seis localidades.

Pelo cronograma definido pela Seadru, na quinta-feira da semana que vem o mutirão passará por PA Carmo, Mulunguzinho e Hipólito. O fechamento ocorrerá na quarta-feira da semana seguinte em Independência, Cabelo de Nego e Riachinho.

“Vamos iniciar mais uma etapa de declaração do rebanho aqui no município de Mossoró. Essa etapa é em concordância com a decisão do Idiarn, que é o órgão de defesa agropecuária aqui do Estado, onde após o Rio Grande do Norte assumir o status de livre doença sem vacinação os produtores ficam sob a recomendação de declarar pelo menos uma vez por ano o rebanho presente na propriedade. Nós da Secretaria de Agricultura realizaremos alguns mutirões nas comunidades, principalmente naquelas que possuem o maior número de produtores para facilitar o acesso aos agricultores a essa declaração e que a gente possa contribuir para que não ocorra nenhuma penalidade aos produtores do município”, explicou o coordenador de Pecuária da Seadru, Aluísio Sousa.

A declaração deve ser feita para todas as espécies (bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equídeos, aves, peixes, entre outros) até o próximo dia 31. A atualização cadastral acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro, ocorrendo geralmente junto à vacinação contra a febre aftosa, que também costumava ser semestral. 

O Rio Grande do Norte alcançou um novo status sanitário, em que o Ministério da Agricultura e Pecuária reconheceu o RN como “Livre da Aftosa sem Vacinação”. A última campanha de vacinação contra a febre aftosa no RN ocorreu em abril do ano passado.

DATAS E COMUNIDADES DO MUTIRÃO DE DECLARAÇÃO DE REBANHO

15 DE MAIO

Recanto da Esperança

Montana

Real

22 DE MAIO

PA Carmo

Mulunguzinho

Hipólito

28 DE MAIO

Independência

Cabelo de Nego

Riachinho

Anterior Próximo