quarta-feira - 28/02/2024

Prefeitura inicia construção de UBS na comunidade Sussuarana e Assentamento Favela

Por: Ítalo Mikael

A Prefeitura de Mossoró iniciou as obras de duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas comunidades Sussuarana e Assentamento Favela. Na manhã desta quarta-feira (28), após assinatura da ordem de serviço, o sonho de décadas dos moradores dessas comunidades começa a se transformar em realidade. Essa iniciativa visa proporcionar um atendimento de saúde de qualidade aos moradores dessas regiões, garantindo o acesso a serviços essenciais e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Valor total previsto por comunidade: R$ 288.221,36 (duzentos e oitenta e oito mil, duzentos e vinte e um reais e trinta e seis centavos), com prazo de entrega em quatro meses.

“Uma unidade de saúde rural para que a gente consiga entregar os mesmos serviços que são entregues na zona urbana, como a parte de odontologia, coleta de preventivos, sala de vacina, sala médica, sala de enfermagem, tanto no Assentamento Favela como também no Assentamento Sussuarana”, destacou Morgana Dantas, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com a implementação dessas unidades de saúde, a Prefeitura fortalece seu compromisso com o bem-estar dos cidadãos, investindo em infraestrutura e recursos que impactam diretamente na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população. É fundamental ressaltar a importância de uma gestão pública eficiente e comprometida com a saúde da comunidade, que busca constantemente melhorar e ampliar o acesso aos serviços de saúde preventiva e curativa.

Dessa forma, a implantação das UBSs em Sussuarana e Assentamento Favela representam um avanço significativo no atendimento à saúde dos moradores dessas áreas, proporcionando cuidados essenciais e contribuindo para a promoção de uma vida mais saudável e digna para todos.

Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Valdilene Nobre acompanhou atentamente a solenidade de assinatura da ordem de serviço da UBS de Sussuarana e emocionou-se ao presenciar esse momento histórico para a comunidade. “Agradeço à Prefeitura por realizar nosso sonho, chorei de emoção, a palavra de hoje é gratidão por transformar em realidade. Vamos ter nossa UBS com atendimento todos os dias. Gratidão”, agradeceu Valdilene Nobre.

Valdilene Nobre, moradora de Sussuarana emocionou-se durante a solenidade, "são mais de 30 anos de espera", disse.

Para o líder comunitário Aurivanaldo Silva, a obra tão esperada pela localidade é resultado de lutas de décadas. É o resultado da atenção dada pela Prefeitura à zona rural de Mossoró. “Agradeço à Prefeitura por transformar a vida da comunidade trazendo essa UBS, que esperávamos há 30 anos, um espaço digno de atendimento para nosso povo”, disse Aurivanaldo Silva.

Aurivanaldo Silva, líder comunitário de Sussuarana

A construção dessas UBSs é de extrema importância, pois oferecer consultas médicas, exames e medicamentos.

Maria Edivânia, moradora do Assentamento Favela, celebrou o momento. “O atendimento vai ser muito bom agora. Teremos vacina para nossas crianças e outros atendimentos”, frisou.

Maria Edivânia, moradora do Assentamento Favela

“Desde que começamos aqui a gente espera pela UBS, entra gestão, sai gestão e nada. A UBS daqui atende numa malharia há muitos anos. Agora nosso sonho vai se tornar realidade, vamos ter um local correto para os atendimentos”, pontuou a moradora Alecxandra Azevedo.