segunda-feira - 22/05/2023

Prefeitura fomenta grupos de quadrilhas de Mossoró para apresentação no MCJ

Por: Wesley Duarte

Com a proposta de manter viva a tradição e incentivar os grupos de quadrilhas da cidade, a Prefeitura de Mossoró investiu, neste ano, quase 60 mil reais em fomento, viabilizando a participação dos quadrilheiros no “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2023. De forma pioneira, o Município antecipou o pagamento da contrapartida, oportunizando aos grupos sanarem os custos operacionais e de locomoção para as apresentações.

O fomento é voltado aos 18 grupos juninos de Mossoró inscritos no Festival Independente de Quadrilhas Juninas, evento que integra a programação do MCJ. Pela primeira vez, a Prefeitura de Mossoró adiantou o pagamento do incentivo, possibilitando a ajuda de custo para a confecção de figurinos, ensaios e transporte dos participantes.

Há mais de 10 anos participando do São João de Mossoró como coreógrafo, Abraão Morais, da quadrilha Lume da Fogueira, reconhece o respeito e atenção da Prefeitura para com os grupos juninos. Frisa que esta é a primeira vez que está recebendo o incentivo financeiro antes das apresentações na arena.

“A Prefeitura foi muito assertiva em estar fomentando isso antes da apresentação. A ajuda de custo serve justamente para custeio do que temos que levar à arena. Fica os parabéns à Prefeitura por ter liberado a verba antes, vai ajudar muito não só à Lume da Fogueira, como também aos outros grupos de Mossoró”, disse.

O valor investido está sendo pago pelo Município com recursos próprios, reafirmando a atenção e o compromisso da administração municipal com os quadrilheiros mossoroenses. “É um momento ímpar. Fico muito feliz em ver os grupos com brilho no olhar, sendo reconhecidos e valorizados. Essa é a nossa proposta, valorizar a cultura e a arte”, frisou Igor Ferradaes, secretário municipal de Cultura.

“O fomento é muito importante para nós. Estamos muito animados para o São João. Para colocar uma quadrilha em campo o gasto é enorme. Começamos nossos trabalhos desde novembro do ano passado,juntando jovens e adultos. Tudo isso tem um certo gasto, como transporte, figurinos e adereços. Esse recurso chega em uma hora boa, pois já começamos a ter gastos e isso vai cobrir os gastos que já tiramos do nosso bolso”, contou Derlanio Silva, integrante da quadrilha Chapéu de Palha.

A entrega do incentivo aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), durante encontro com quadrilheiros no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, fez questão de pontuar os trabalhos e investimentos feitos para enaltecer e fortalecer os grupos de quadrilheiros que levam o nome da cidade de Mossoró para os quatro cantos do Brasil, durante os festivais no São João.

“É um processo de valorização das nossas quadrilhas. Hoje estamos entregando esse investimento que tem como principal objetivo o apoio de ajuda para que as quadrilhas estivessem se organizando para o ‘Mossoró Cidade Junina’. Agora vão ter a oportunidade de ganhar a premiação, mas antes estão recebendo esse fomento direto. Historicamente esse repasse acontecia meses depois das apresentações, hoje a realidade é outra, estão recebendo de forma antecipada, beneficiando 18 grupos, inclusive da zona rural”, destacou o gestor.

O “Festival Independente de Quadrilhas Juninas” reunirá mais de 170 apresentações, em 11 noites, com a participação de diversos grupos de quadrilhas juninas de várias partes do Brasil. O festival acontece na Arena Deodete Dias, instalada no Corredor Cultural da avenida Rio Branco.

O concurso é um dos maiores festivais do país, mantendo a tradição da festa. No Polo das Quadrilhas são escolhidos o Rei e a Rainha do MCJ, realizando também o tradicional “Arraiá dos Idosos”. As apresentações iniciam no próximo dia 2, seguindo até o dia 24 de junho.