sábado - 11/07/2020

Prefeitura esclarece informações falsas relacionadas ao funcionamento das UPAs

A Prefeitura de Mossoró informa que é fake uma mensagem que está circulando em grupos de WhatsApp sobre as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. O autor da mensagem cita situações falsas que teriam ocorrido nas UPAs e utiliza um link do Ministério da Saúde sobre as Unidades de Pronto Atendimento para dar uma suposta credibilidade ao conteúdo divulgado.

A primeira mentira é que na UPA do Belo Horizonte um homem supostamente morto, em sala de necrotério, teria pedido café aos funcionários da cozinha. Não há nenhum registro de morte na UPA nas últimas semanas. A mensagem é falsa.

A segunda mentira é que a UPA do Santo Antônio deixou de fazer curativo por falta de esparadrapo. O Município já tinha divulgado anteriormente que tem estoque de sobra nas Unidades e que nenhum usuário mossoroense deixou de ser atendido.

A terceira mentira é que a UPA do Alto de São Manoel "não tem nada" e que "sofre pelo abandono". A Unidade do Alto de São Manoel está abastecida e funcionando normalmente.

A Prefeitura de Mossoró já está investigando o autor e quem está compartilhando essa mensagem para entrar na justiça. Os tempos atuais pedem prudência, respeito ao próximo e responsabilidade no que é encaminhado ou compartilhado por cada cidadão brasileiro. A Prefeitura alerta que é fundamental checar as informações antes de compartilhar em qualquer rede social.