domingo - 26/02/2023

Prefeitura entrega estrada da Panela do Amaro totalmente recuperada à comunidade

Por: Fábio Oliveira

Acabou a preocupação e isolamento de centenas de famílias que residem na comunidade Panela do Amaro, durante o período de chuva. Neste domingo (26), a Prefeitura de Mossoró entregou a estrada que liga a comunidade rural a outras localidades e zona urbana, totalmente recuperada e trafegável. São aproximadamente oito quilômetros de estrada que receberam um trabalho de qualidade e que contou com a colaboração da própria comunidade.

A recuperação da estrada da Panela do Amaro foi iniciada ainda em janeiro e concluída recentemente pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), através da Gerência de Infraestrutura Rural, da Prefeitura de Mossoró, e atendeu a um pedido da própria população, que também participou da reforma, doando o material utilizado na obra.

“Nós conversamos com a comunidade que conseguiu as manilhas e a piçarra, enquanto nós entramos com o maquinário e a mão de obra. A Panela do Amaro é uma comunidade que possui equipamentos do município, como unidade de educação infantil, e é uma das maiores bacias leiteiras aqui de Mossoró. Então, o serviço que foi feito beneficiou tanto aquelas pessoas que levam seus filhos à escola, quanto os agricultores que trabalham transportando leite ou levando a ração no dia a dia de uma fazenda”, declarou Faviano Moreira, titular da Seadru.

Faviano Moreira, secretário de Agricultura: "Nós entramos com o maquinário e a comunidade com o material.

Ao todo, cerca de 50 manilhas, doadas pela comunidade, foram instaladas em córregos e riachos, facilitando o escoamento das águas, evitando o alagamento em trechos do percurso.

A recuperação da estrada beneficia mais de 100 produtores leiteiros instalados na região. Eles utilizam o caminho para escoar sua produção. Antes da recuperação, esse trabalho acabava comprometido vez que era impossível trafegar pelo local.

“A população clamava há anos por essa estrada. No período chuvoso, os produtores nem entravam e nem saíam devido ao atoleiro. Então, a Prefeitura viu essa necessidade e junto com a própria comunidade conseguiu tirar essa estrada do papel. Estão todos satisfeitos com essa obra que entra para a história da comunidade”, revelou Vladimir Tavares, gerente de infraestrutura rural do município.

Vladimir Tavares, gerente de infraestrutura rural: "A população clamava por essa estrada"

Um dos produtores beneficiados e que também colaborou com a materialização da estrada, doando a piçarra utilizada nos oito quilômetros da obra, é Kléber Diógenes. “Essa é uma obra esperada e reivindicada há muito tempo. A comunidade colaborou e está muito satisfeita com o resultado. Vamos poder escoar nossa produção com mais tranquilidade. É uma obra que vai ficar por muitos anos. Foi um serviço muito bem feito”, ressaltou.

Kléber Diógenes, produtor rural: "Vamos poder escoar nossa produção

“Aqui é impressionante. Há mais de 20 anos que a gente pelejava para essa estrada sair. Nós agricultores, criadores da região, sofrendo com essa estrada que era péssima. No inverno não tinha trânsito de nada. Até para passar de trator e carroça era sofrido. E agora a gente vê uma obra dessa. Ficou uma benção de Deus. Só sabe avaliar o bem que causou aqui à população, quem convive, quem mora aqui, que sabe o quanto foi maravilho ver essa estrada concluída. Com essas chuvas que caíram agora, a estrada foi testada até o último quilômetro e todos conseguem passar sem problema. Foi bem feita. Bom de verdade”, comemorou o agricultor Deusjaime Fernandes.

Deusjaime Fernandes, produtor rural: "A estrada foi bem feita. Está uma benção"

O prefeito Allyson Bezerra visitou a estrada da Panela do Amaro neste domingo para fazer a entrega à comunidade, vendo de perto todo o trabalho desenvolvido em parceria com a própria comunidade.

“Aqui é uma obra feita com muita qualidade, com um material de extrema resistência, onde a população participou como parceira, junto com a Secretaria de Agricultura. É uma estrada feita com maquinário próprio, do Município. Pela primeira vez na história Mossoró tem uma estrutura de máquinas, pessoal e aporte financeiro, diretamente, para garantir uma qualidade de estrada como essa. A Panela do Amaro e todos esses agricultores e essas comunidades que produzem aqui o seu leite, o seu queijo, o milho, o feijão, que cria o seu gado, que tinha a estrutura mas que não podia escoar sua produção, agora está feliz. Ele está vendo o benefício direto, com a estrada que a Prefeitura fez, entregue e o serviço totalmente realizado”, declarou o gestor municipal.

O prefeito Allyson Bezerra vistoriou e entregou a obra à comunidade Panela do Amaro