quarta-feira - 12/07/2023

Prefeitura entrega Carteira Nacional de Artesão a mossoroenses habilitados

Por: Edinaldo Moreno

Nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Mossoró promoveu cerimônia de entrega da Carteira Nacional de Artesão a mais de 80 artesãos mossoroenses. A solenidade aconteceu no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania e contou com a participação maciça da categoria da “economia criativa”. Ao todo, 83 profissionais da área serão contemplados inicialmente.

A entrega do documento insere os artesãos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), que foi desenvolvido com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal.

“Nós ficamos muito felizes com esse momento. Essa carteira é considerada o cadastro único dos artesãos. Ele traz cada vez mais dignidade e oportunidade de trabalho para a categoria. A partir do momento em que ele tem a carteira pode participar de outras feiras, de outros eventos em outros estados como identificação clara de que ele é realmente um artesão”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedint), Frank Felisardo.

A artesã Maria de Fátima foi a primeira a receber a Carteira Nacional do Artesão na cerimônia. Foto: Walmir Alves/PMM

As quatro primeiras carteiras foram entregues na solenidade ocorrida nesta manhã. Maria de Fátima do Nascimento, que representa a categoria no município, foi a primeira pessoa a receber o documento. Ela ficou bastante emocionada.

“Estou muito emocionada de ser escolhida a primeira artesã a receber o documento. Para mim é uma alegria muito grande participar desse momento. Essa carteira é um passaporte para melhoria do artesanato para a gente participar de eventos, ter direitos a empréstimos se for necessário. Eu tenho 20 anos que trabalho com artesanato e faça parte ainda da comissão do artesanato”, disse a artesã.

Estavam presentes também à cerimônia de entrega das carteiras as artesãs Raimunda Carneiro e Geilda Silva. Elas frisaram também a importância de adquirir o documento. “Para mim é um sonho. Eu tinha vontade de fazer a carteira e estou tendo agora a oportunidade de fazer o documento. Estou muito feliz”, Raimunda que trabalha com artesanato há 15 anos. “É de fundamental importância para a gente estar recebendo essa carteira”, comentou Geilda, que trabalha no ramo há mais de 20 anos.

Paulo Miranda, gerente do Sebrae Mossoró, classificou o momento como histórico. “A gente acredita fortemente que é uma oportunidade de formalizar a atividade profissional e ser visto, ser enxergado, para que mais políticas públicas, mais editais, mais apoios e ações e projetos sejam aportados para esse segmento que é tão importante”, frisou.

Quatro artesãs receberam simbolicamente o documento na cerimônia desta manhã. Foto: Walmir Alves/PMM