segunda-feira - 30/01/2023

Prefeitura encerra programação do "Janeiro Branco" nesta terça-feira

Por: Thiago Braga

Nesta terça-feira (31), acontecerá o encerramento da programação da campanha “Janeiro Branco”, realizada pela Prefeitura de Mossoró. Ações voltadas à conscientização para os cuidados com a saúde mental serão realizadas com participação de profissionais e pacientes da rede municipal.

Durante o mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu diversas atividades nos equipamentos da rede. Foram realizadas atividades como palestras, oficinas, minicursos, sessões de cinema, apresentações culturais, atividades físicas, entre outras.

A campanha “Janeiro Branco” mobiliza instituições públicas e privadas e sociedade para a importância dos cuidados com a saúde mental. É um movimento de conscientização coletiva que fornece orientações e informações à população, quebrando paradigmas e tabus.

Lançamento da campanha ofertou à população uma série de serviços de saúde. (Foto: Walmir Alves/Arquivo/Secom)

“Desde o lançamento da campanha, no início do mês de janeiro, a Prefeitura de Mossoró realizou ações nos vários equipamentos de saúde. Atividades no sentido de mobilizar, conscientizar, alertar e informar à população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e como procurar ajuda. Além disso, é Importante destacar que durante todo o ano a Secretaria de Saúde estimula ações de promoção ao bem-estar com ajuda de profissionais e serviços”, informou Kadja Diniz, psicóloga.

Nesta edição, a mobilização tem como tema "2023 - O Ano do Equilíbrio". “As equipes de Saúde Mental do nosso município promoveram ações estimulando os usuários e familiares dos equipamentos para o autocuidado e atividades físicas. Também foram realizadas ações direcionadas aos profissionais da rede”, frisou Adriano Freitas, gerente de Saúde Mental do município.

Programação da terça-feira (31)

8h – Apresentação do Coral Raio de Luz. (CAPS II – Mariana Neuman Vidal)

Local: Praça da Pirâmide (Bairro Belo Horizonte)

14h – Gincana

Local: CAPS II –  Antônio Herculano Soares de Oliveira

16h – Recital “Janeiro é Branco”; alongamento; atração musical.

Local: Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros