terça-feira - 28/03/2023

Prefeitura de Mossoró reforça proposta de avançar em 10 pontos de pauta do sindicato

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) voltaram a se reunir, nesta terça-feira (28), mantendo o diálogo estabelecido entre o Poder Executivo e a categoria. Foi o quarto encontro ocorrido este ano. Em discussão, as pautas relativas à educação. Na oportunidade, a gestão assegurou, mais uma vez, o atendimento a 10 pontos de pauta apresentada pelos professores.

Entre as reivindicações elencadas pela categoria e que serão ou já estão sendo atendidas pela Prefeitura está a garantia de realização de concurso público para a educação em 2023; concessão de licenças-prêmio, cumprindo a legislação; aplicação de 30% do orçamento, em recursos próprios, na educação municipal e cumprimento, já atendido, de 1/3 da jornada extraclasse, de acordo com a Lei Federal 11.738/2008.

Na reunião também foram reforçados avanços como a presença de auxiliares de sala para alunos com deficiência, com a maior contratação de estagiários da história, e concessão de progressões funcionais para os profissionais da educação, retomada nesta gestão. A Prefeitura também lembrou que serão formadas comissões, em que estarão representados o Sindiserpum e a gestão municipal, com o intuito de discutir e viabilizar demais pontos da pauta.

Entre os pontos que serão discutidos pelas comissões que serão formadas estão a viabilização no orçamento para reajuste do auxílio deslocamento para servidores que trabalham na zona rural e avaliação e apresentação de proposta para gestão de direção das escolas. “Mais uma vez a gestão municipal convida o sindicato para que a gente possa continuar o diálogo, mostrando onde podemos avançar na pauta e onde já avançamos, com muita transparência”, destacou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, acrescentando:

"A Prefeitura está garantindo a merenda e o transporte escolar, intérpretes para crianças com surdez, auxiliares para crianças com deficiência, estruturas revitalizadas, novos equipamentos, fardamento, kit escolar, tudo isso para que as aulas aconteçam em condições muito melhores do que as que encontramos a Rede Municipal de Ensino, por isso reforçamos o nosso apelo para que os professores que paralisaram suas atividades voltem às salas de aula”, concluiu Hubeônia.