quinta-feira - 05/10/2023

Prefeitura de Mossoró realiza nova formação com profissionais e estagiários da Rede Municipal

Por: Maricelio Almeida

Professores, estagiários e supervisores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Mossoró participaram, nesta quinta-feira (5), de mais uma etapa do Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro, que teve como tema “Acessibilidade na escola inclusiva: você faz parte”, foi realizado na Sala Padre Mota, da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

A formação contou com profissionais e estagiários que irão auxiliar os alunos com deficiência durante a realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023, que será aplicada entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro, tendo como público-alvo estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. O encontro foi mediado pela coordenadora de Educação Especial da SME, Leilimar Bezerra, tendo como formadora a professora Selma Bedaque.

"Nós temos recursos importantíssimos que valorizam a potência das crianças em aprender. Então, quando você oferece o recurso como uma prova ampliada, uma lupa, um recurso concreto, e os serviços de acessibilidade, que podem facilitar o acesso ao conhecimento, isso muda a condição do aluno com deficiência, de simples respostas, para participação, para aprendizagem", destacou Selma.

Professora Selma Bedaque

“Estamos reunidos para tratar sobre a questão da acessibilidade à aprendizagem dos alunos, falar sobre os recursos e serviços que podem ser disponibilizados durante a avaliação desses alunos, tanto no cotidiano escolar quanto na realização da prova Saeb. Estão aqui reunidos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), estagiários (em maior número), principalmente aqueles que acompanham alunos de 5º e 9º ano, e também supervisores, porque é importante a participação desses profissionais para a ação colaborativa na escola inclusiva”, pontuou Leilimar Bezerra.

Leilimar Bezerra

Hevilley Geovania, estagiária na Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, participou da formação promovida nesta quinta-feira (5), ressaltando a importância do encontro. “É um momento muito importante para nossa formação, porque cada aluno é um aluno, cada escola é uma escola, e todos nós temos o mesmo objetivo, porque quando estamos na escola, auxiliamos não só os alunos, mas também a escola. Estamos aqui compartilhando conhecimento”, disse.

Hevilley Geovania

A supervisora Jailma Soares, da Escola Municipal Monsenhor Mota, também esteve presente no encontro formativo. “O foco hoje é a prova Saeb. Estamos aqui em uma formação para podermos incluir todas as crianças nesse processo, nesse dia que será tão importante, a realização dessa avaliação externa, feita pelo Ministério da Educação. E essa formação é importante justamente por isso, porque nos abre os caminhos, reforçando a visão de que todas as crianças são capazes”, frisou a profissional.

A Prefeitura de Mossoró promove uma série de encontros formativos contemplando todos os setores da Secretaria Municipal de Educação. Na Educação Especial, já foram realizadas formações, este ano, voltadas para os familiares das crianças com deficiência matriculadas na Rede Municipal, para os professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais do AEE, estagiários, entre outros.