sexta-feira - 04/08/2023

Prefeitura de Mossoró realiza mutirão de CAFs em cinco comunidades rurais

Por: Edinaldo Moreno

Cinco comunidades rurais de Mossoró estão recebendo uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) para emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O documento identifica e qualifica o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006).

O mutirão está concentrado nas localidades Recanto da Esperança, Córrego Mossoró, Nova União, Projeto Assentamento Vingt Rosado e Projeto Assentamento Hipólito. A inscrição do CAF é requisito básico para obtenção do acesso às diversas políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

Ney Maranhão, coordenador de Agricultura da Seadru, destaca que o mutirão já confeccionou mais de 50 CAFs. Ele explica como é o procedimento para a emissão do documento.

“Essas visitas, que chamamos de mutirão do CAF, estão sendo realizadas em cinco comunidades rurais. Essas localidades vão fazer parte do mutirão de entrega do CAFs na Festa do Bode. A equipe faz duas ou três visitas. No primeiro dia esclarecemos como é feito o processo e tiramos todas as dúvidas dos agricultores”, iniciou.

“Pegamos a documentação do agricultor e o passo seguinte é planilhar e observar o que está faltando. Enviamos novamente ao representante da comunidade observando a falta de algum documento. Marcamos um segundo dia para pagarmos a comprovação de renda e se precisar fazemos o terceiro dia até os CAFs ficarem pré-prontos para serem entregues”, concluiu.

A entrega do documento será feita no próximo dia 12 (sábado) dentro da programação da Festa do Bode, que ocorre de 10 a 13 de agosto, no Parque Armando Buá. “Vale lembrar que a Secretaria de Agricultura vai colocar ônibus para caravanas dessas comunidades e de outras nos dias 11 e 12 para o deslocamento dessas pessoas para o evento”, disse Maranhão.